this is an h1

this is an h2

Tue Feb 28 02:34:11 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Projeto hidrossanitário é indispensável para construir um imóvel

Um projeto hidrossanitário bem-feito define a eficiência dos equipamentos hidráulicos do imóvel, por isso contratar um engenheiro faz toda a diferença.

· Atualizado em 28/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Torneira, chuveiro, máquina de lavar roupa e vaso sanitário são apenas alguns itens comuns à vida de qualquer pessoa. Todos eles precisam de água para funcionar. Ou seja, ao construir um imóvel é preciso pensar em como fazer funcionar toda essa parte hidráulica. Para isso, é preciso elaborar um projeto hidrossanitário.

Chama o especialista 

Ainda que possa ser apresentado para construções já existentes, o ideal e, também, muito mais econômico, é que ele seja elaborado antes do início das obras, como um complemento ao projeto arquitetônico.

Por ser um trabalho extremamente técnico, o profissional mais indicado para realizar esse serviço é um engenheiro com experiência e conhecimento sobre o assunto. 

O projeto deve, por exemplo, dimensionar e calcular aspectos como armazenamento de água, diâmetro dos encanamentos, os locais exatos onde as tubulações serão instaladas, como será o recebimento de água tratada quente e fria, como será feita a drenagem da água da chuva e também como será o envio de dejetos ao sistema de esgoto, entre tantos outros pontos.

E tudo isso deve ser feito seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da legislação ambiental, das regulamentações da companhia de saneamento local, do plano diretor da cidade e demais legislações pertinentes. Além, é claro, de não comprometer o projeto arquitetônico do próprio imóvel e também os dos imóveis vizinhos. 

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens de contar com um projeto hidrossanitário desenvolvido por um especialista, estão soluções que garantam melhor aproveitamento da água por meio de técnicas ou equipamentos adequados à necessidade de cada imóvel ou usuário. Ou seja, uma conta de água mais baixa.

Também proporciona melhor uso de aparelhos como máquina de lavar roupa, torneira elétrica ou duchas, além de evitar vazamentos e infiltrações. 

Já a ausência ou a falta de um bom projeto hidrossanitário pode resultar em problemas, como pouca pressão nos chuveiros, mau cheiro em ralos, vazamentos e entupimentos das tubulações, entre tantos outros exemplos.Ou seja, dor de cabeça para descobrir qual é e onde está o problema, além de todo o quebra-quebra e as despesas que virão para poder arrumar o defeito.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?