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Tue Jan 10 12:12:37 BRT 2023
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Publicitário ganha oportunidades únicas com o avanço do digital

Como o comércio on-line veio para ficar, quem domina as técnicas de publicidade e venda pela internet tem mais espaço de trabalho.

· Atualizado em 10/01/2023
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Nunca houve um momento melhor para atuar em publicidade do que o atual. A propaganda sempre foi a alma do negócio, mas, com a pandemia de Covid-19, o trabalho do publicitário se tornou ainda mais relevante. Quem trabalha com marketing digital tem motivos de sobra para se sentir a pessoa certa na hora certa.

Uma velha frase do mundo dos negócios diz que, na crise, uns choram e outros vendem lenços. Nesse sentido, o publicitário é o profissional que transforma lágrimas em ação e faz as vendas aumentarem mesmo em épocas difíceis. Assim, ele melhora a situação e ajuda a superar o período complicado.

Como ter sucesso no mundo da publicidade?

A pandemia trouxe inúmeros problemas para diversos setores, mas gerou grandes oportunidades para quem entende como funciona a publicidade. O primeiro passo, então, é conhecer esse mercado:

1. Não basta ter um diploma de publicitário: sagacidade, capacidade de perceber tendências de mercado, estar atualizado e contar com uma boa rede de contatos (networking) são indispensáveis para se destacar em um mercado extremamente competitivo e concorrido.

Existem vários cursos e MBAs interessantes para essa área. O Sebrae oferece cursos on-line e a distância que fazem a diferença

2. É importante escolher entre as diversas áreas de atuação. Criação de jingles, redação de textos, direção de arte e outras funções criativas são as primeiras que vêm à mente, mas existem outras que são igualmente importantes e necessárias, por isso é importante estar atento ao mercado de trabalho.

3. Agências de publicidade são times de criação. As equipes podem ser formadas por:

  • Atendimento

É o agente de ligação entre o cliente e a agência. É responsável pelo briefing que orienta os trabalhos e controla o andamento das demandas e entregas. 

  • Planejamento

Ao receber o briefing, a equipe de planejamento calcula preços, prazos e estipula estratégias para alcançar o resultado final desejado pelo cliente.

  • Tráfego

Organiza prazos e entregas, controlando todos os setores de produção da agência e colaboradores externos, quando houver.

  • Mídia

Seleciona os veículos de comunicação para exibir os anúncios e negocia a compra de espaço, horários de veiculação e duração da campanha.

  • Criação

Une arte, texto, sonorização, vídeos e demais formatos para criar uma campanha vendedora.

Oportunidades de negócio

São inúmeras as áreas em que o publicitário pode atuar. Veja algumas delas:

  • Campanhas de vendas, institucionais, corporativas e políticas

É a criação da marca ou da imagem de um candidato, celebridade, artista etc. Incluindo a cor da roupa à maneira de se portar, todos os sinais devem estar alinhados para passar uma mensagem coerente ao público-alvo.

  • Pesquisas de mercado

Profissional que fareja tendências e prevê desejos, comportamentos e a receptividade do consumidor em relação a determinado produto.

  • Digital

Atualmente, é a área que apresenta o maior crescimento. Ela engloba desde publicidade em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc.) até a criação gráfica e de conteúdos para websites, redes sociais, podcasts e blogs.

  • Mídias sociais

O analista de mídias sociais é o profissional que faz a gestão dos perfis da empresa nas redes sociais, elabora a estratégia de atuação com base em análise do mercado e cuida da publicação de todo conteúdo on-line.

Parcerias com outros profissionais

Publicidade não é um trabalho solitário! Para desenvolver uma campanha publicitária, são necessários profissionais de planejamento, produção de textos, design gráfico (on-line e off-line), atendimento ao cliente, contato com a mídia, especialistas em mídias sociais, assessores de imprensa etc. Qualquer empresa e todo artista precisa de um bom publicitário como suporte.

Como fazer sucesso no mundo da publicidade?

O avanço das mídias digitais fez surgir inúmeros cursos específicos que podem ampliar ainda mais a atuação do publicitário. O Sebrae oferece diversos cursos, como o de Marketing Digital para o empreendedor. Para adquirir espaços publicitários, no entanto, será necessário criar uma agência e obter o certificado do CENP.

Como fazer publicidade on-line?

A publicidade on-line é um campo fértil para boas oportunidades de negócios, uma vez que oferece a possibilidade de anunciar em vídeos, textos e imagens, nos mais variados canais

É uma boa forma de se chegar à audiência, alcançar mais clientes e aumentar as vendas e os lucros, pois é mais rápida e assertiva para atingir o público-alvo do que a publicidade tradicional.

Confira alguns tipos de publicidade on-line:

1. Banner

Os banners consistem em anúncios localizados em áreas estratégicas em páginas na web. Assim que os usuários clicam nessas peças, eles são automaticamente redirecionados à página de destino para a qual elas correspondem.

2. Blog

Com a estratégia de branded content, também conhecido como conteúdo de marca, é possível criar um tipo de publicidade on-line mais editorial, camuflado por trás de um conteúdo relevante para o leitor.

3. E-mail marketing

Por mais que muita gente não goste, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia de marketing digital muito eficiente. É preciso, porém, criar mensagens amigáveis e personalizadas, que chamem o cliente pelo nome, gerando empatia e proximidade.

4. Links patrocinados

Outro tipo de publicidade on-line muito utilizada nos dias de hoje são os links patrocinados. Eles funcionam como espécies de anúncios de texto simples que são destacados entre os resultados de busca de mecanismos como o Google ou que são apresentados no feed do Facebook ou do Instagram, por exemplo.

Eles têm o objetivo de gerar um maior número de conversões e podem ser segmentados para o público de interesse, sendo veiculados pelo tempo desejado.

5. Mobile advertising

Considerando que as pessoas passam mais tempo conectadas ao smartphone do que ao computador, o mobile advertising é pensado especificamente para ser visualizado no celular. Ele pode ser criado tanto em banners responsivos como em anúncios no Google Ads ou em redes sociais.

Alternativas de atuação no mercado:

  • Empresas de comércio eletrônico estão contratando muitos novos profissionais, seja para trabalhar presencialmente ou a distância. Procure por vagas nos sites de empregos e mantenha o seu currículo e/ou portfólio atualizado. Lembre-se também das redes sociais de negócios. 
  • Publicidade é uma das áreas que mais utilizam trabalhadores freelancers. Para quem prefere ser contratado, a regra é a mesma: estudar, aprender e exibir suas habilidades sempre que possível.
  • O trabalho remoto, mais presente a cada dia, cria grandes oportunidades para trabalhar como “nômade digital”. Encontrar um novo emprego para atuar em home office deixou de ser um sonho e já é realidade para muitos.
  • Estudar, frequentar seminários on e off-line e pesquisar bastante são ferramentas de aprimoramento pessoal que nunca saem de moda. O Sebrae tem um cardápio de atualização à disposição de quem quer aprender mais.

Para quem sonha em montar a própria agência de publicidade, veja a ideia de negócio “Como montar uma agência de publicidade”.


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