this is an h1

this is an h2

Mon Mar 27 13:24:24 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Quais são os valores empresariais do seu negócio?

Entenda como se constroem os valores empresariais e qual é a sua importância na diferenciação entre a empresa e seus concorrentes.

· 03/01/2023 · Atualizado em 27/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabe qual é a cara da sua empresa? Alguns especialistas afirmam que a cara de uma empresa é o reflexo da personalidade do empreendedor. Podemos continuar nessa reflexão e comentar ainda que a empresa tem uma personalidade que é reflexo puro e verdadeiro do empreendedor que você é. Essa coerência entre a empresa e o empreendedor fortalece e dá clareza à identidade da empresa e faz com que o cliente se sinta mais à vontade para adquirir produtos ou serviços e buscar uma maior proximidade. E assim sua empresa consegue atingir o maior desafio do marketing de relacionamento atualmente, que é construir uma intimidade com o cliente.

A identidade da empresa é o que a diferencia de seus concorrentes e faz com que seu negócio seja único, é o coração e a alma da organização. Um dos elementos que compõem a identidade da empresa são os chamados valores empresariais.

Os valores da empresa são as crenças, aquilo em que as pessoas que fazem a empresa, como sócios, proprietários e colaboradores, acreditam e defendem como princípios que direcionam as ações do negócio, seu relacionamento com clientes, fornecedores, concorrentes e a sociedade. Todas as decisões tomadas no âmbito da empresa devem estar alinhadas com os seus valores. Um negócio que não se construiu com base em valores e propósitos não é realmente um negócio, porque não tem alma e não tem identidade. Daí por que os valores da empresa são tão importantes.

A seguir, listamos erros comuns na definição dos valores:

  1. Construir valores para colocar num quadro para apresentar aos clientes: definir valores pensando somente em apresentar aos seus clientes uma imagem bonitinha da empresa é um erro enorme, os valores devem ser princípios vivenciados e internalizados na empresa.
  2. Incoerência entre os valores da empresa e a personalidade do empreendedor: empreendedores, na maioria das vezes, contratam consultorias para construir os valores. São pessoas de fora da empresa, que não conhecem a cultura organizacional, não vivem o dia a dia da empresa e que escrevem frases de efeito ou copiam de outras empresas valores que nem o próprio empreendedor vai honrar, muito menos os colaboradores, que não acreditam em nada do que está naquele famoso quadro colocado estrategicamente para todos visualizarem.

Dicas para construir os valores da sua empresa

  1. A primeira fase deve ser a identificação dos valores em que o empreendedor e os colaboradores acreditam. Para isso, é fundamental escrever um primeiro rascunho, em que todos devem responder a seguinte pergunta utilizando somente palavras: o que nos fez chegar até aqui?
  2. Consolidar um conjunto de palavras de todas as listas que foram geradas na empresa: essa versão intermediária deve ser composta por um pequeno número de palavras. James C. Collins e Jerry I. Porras, professores da Universidade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, e autores do livro Feitas para durar, um dos clássicos na área de Gestão de Empresa, afirmam que as empresas visionárias de sucesso apresentam apenas de três a cinco valores empresariais. Também é importante que os valores resistam ao tempo e sejam mais permanentes, mas que possam ser revistos periodicamente.
  3. Validação pelos colaboradores: essa lista deverá ser divulgada na empresa para que os colaboradores validem e confirmem que estes são os princípios que eles acreditam sintetizar a alma da empresa.

Alguns exemplos de valores que as empresas adotam

  1. Ser ético e agir de acordo com os padrões de convivência sem prejudicar o próximo.
  2. Meritocracia para recompensar e reconhecer aqueles que entregam e superam os seus objetivos.
  3. Satisfação dos clientes, eles são a razão da existência de qualquer negócio.
  4. Valorização e respeito às pessoas, porque são elas o grande diferencial que torna tudo possível.
  5. A única forma de crescer em uma sociedade mais justa é respeitar os princípios de Responsabilidade Econômica, Social e Ambiental.

O Sebrae oferece conteúdos, ferramentas, métodos e capacitação para sua empresa construir os valores organizacionais. Aproveite e inscreva-se para o nosso curso EaD: Planejamento estratégico para empreendedores.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora