this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 18:09:10 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Qual a importância da manutenção da infraestrutura nas empresas IBT

Quais são os tipos de manutenção e a importância dela para manter um bom desempenho nos processos da Indústria de Base Tecnológica (IBT).

· 26/02/2023 · Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Palavra-chave para manter instrumentos, máquinas e processos em pleno funcionamento, a manutenção industrial é de total importância para as empresas.

Com uma função estratégica, a manutenção industrial precisa, claro, ser feita regularmente garantindo também condições de trabalho seguras para os colaboradores, que precisam ter consciência do processo.  

Bom lembrar que cada situação exige um tipo de manutenção específica e que cada indústria tem suas particularidades de manutenção. E os principais tipos de manutenção são: preventiva, preditiva e corretiva.

Aqui, vamos focar na Indústria de Base Tecnológica (IBT). Grupo com interfaces em quase todos os setores e segmentos econômicos, a IBT é uma indústria que tem no seu DNA os requisitos “pesquisar, desenvolver, inovar e escalar” para nascer, sobreviver e competir.  

A lista de benefícios de uma manutenção industrial recorrente traz a redução do tempo necessário de paradas críticas e redução dos custos de manutenção. Também evita falhas, prolonga a vida útil do imóvel industrial e mantém a produtividade. 

Os tipos de manutenção industrial: preventiva, preditiva e corretiva 

Na manutenção preventiva industrial, a função é cuidar de toda infraestrutura da empresa. Os cuidados envolvem sistemas hidráulico, elétrico, fundações e estruturas, comunicação, segurança e incêndio. Com inspeções e ações periódicas, pode-se evitar o surgimento de problemas.  

Atenção que manutenção preventiva e manutenção preditiva são métodos diferentes. Na preditiva, são utilizados equipamentos que vão investigar a possibilidade de um problema, com o uso, por exemplo, de câmeras termográficas e equipamentos de ultrassom. 

Já a manutenção corretiva, soluciona o problema já existente, como danos e desgastes em instalações, estruturas ou máquinas e equipamentos. E, lembrando de um ditado popular, “é sempre melhor prevenir do que remediar”.

Os custos de uma manutenção preventiva acabam sempre sendo mais baratos do que os da manutenção corretiva. 

Manutenção: mecânica, elétrica e de automação e instrumentação 

Na manutenção mecânica, os profissionais trabalham no reparo, manutenção e troca de equipamentos. Para a manutenção elétrica, o profissional garante a alimentação de eletricidade de todos os equipamentos da empresa.

Ele ou a equipe específica fica responsável manutenção dos mais diversos tipos de circuitos elétricos presentes em um processo produtivo. A equipe de automação e instrumentação cuida da calibração e ajustes de todos os instrumentos de controle e monitoramento. 

Com a manutenção industrial em dia, que tal saber mais como aumentar os lucros da sua empresa com dicas do Sebrae? 

Mudança organizacional nas IBTs

Ferramenta MRP traz benefícios para a gestão das empresas de IBT

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora