this is an h1

this is an h2

Tue Feb 15 19:08:09 BRT 2022
Empreendedorismo | RURAL
Qual a importância da transposição do rio São Francisco na Agricultura

Saiba quais os benefícios da transposição do rio São Francisco para o impulsionar a fruticultura e horticultura no Nordeste.

· Atualizado em 15/02/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os benefícios da transposição das águas do Velho Chico vêm impactando a irrigação agrícola e mudando o cenário para micro e pequenos fruticultores do Nordeste. Isso porque as regiões que dependiam de chuvas para irrigação, agora têm mais segurança hídrica, proporcionando aos produtores rurais garantia para o cumprimento da safra, criação de novos negócios e geração de emprego e renda.

Para Carlos Cointeiro, analista do Sebrae BA, as cidades beneficiadas com a transposição podem realizar suas produções com mais regularidade, assertividade e planejamento, o que resulta em um escoamento mais eficiente para o mercado interno e externo. “A transposição proporciona atividades econômicas rurais jamais pensadas nas regiões semiáridas. Essa dinâmica de incremento de plantio traz perspectivas de crescimento para pequenos agricultores”, reforça. Outro benefício que pode acarretar a transposição do rio São Francisco é o aumento da oferta de crédito para que esses produtores possam investir nessas novas atividades.

Como o agricultor será beneficiado?

Um exemplo é do estado do Rio Grande do Norte. As obras de transposição foram concluídas em fevereiro deste ano e, de acordo com o site Diário do Nordeste, a estimativa da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (Sape) é de que a agricultura irrigada passe dos atuais 5 mil hectares para 10 ou 15 mil hectares. Os impactos diretos serão em Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado, localizadas na região da Chapada do Apodi. Nela são produzidas, aproximadamente, 300 mil toneladas de frutas e verduras, anualmente, em especial melão, melancia e abóbora.

Ainda de acordo com o site, com a transposição, o Ceará terá capacidade para chegar aos 300 mil hectares irrigados e a fruticultura será uma das atividades mais beneficiadas.

Vantagens da integração do rio São Francisco para os agricultores

  • Garantia hídrica para terras que antes não a tinham;
  • Novas alternativas de cultura, mais rentáveis;
  • Dinamização da oferta, o que atrai novos investimentos;
  • Aumento da oferta de crédito para que os produtores possam investir nessas novas atividades;
  • Transformação da população que está inserida na área;
  • Geração de novas alternativas para fomentar novas rendas;
  • Atração de empregos. A fruticultura é uma atividade rica na aquisição de mão de obra para produção, transformação de realidade.

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?