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Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Qual é a melhor localização de um ponto comercial?

Entenda a importância da localização de um ponto comercial e a sua relação com o perfil do seu cliente

· 12/12/2022 · Atualizado em 06/02/2023
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Você já observou pelas ruas, tanto nas grandes como nas pequenas cidades, placas que chamam a atenção com os dizeres “vendo ponto comercial” ou “repasso ponto comercial”? Isso significa que a empresa localizada naquele determinado imóvel está encerrando as suas atividades e que esse ponto comercial está sendo oferecido para abertura de novas empresas.

A primeira reflexão que um empreendedor deve fazer antes de realizar a sua oferta para se instalar naquele local é “esse ponto comercial, nessa localização, é adequado para abrir a minha empresa?”. Essa reflexão é importante porque um dos motivos do fracasso de um empreendimento comercial pode estar relacionado à escolha equivocada da sua localização.

O ponto comercial não deve ser visto somente como o local onde funciona a empresa, mas também - e aqui entra o reconhecimento de quanto vale esse local - onde a empresa oferece os seus produtos ou serviços a sua clientela. E essa questão é uma das mais importantes decisões empresariais para o sucesso futuro de um empreendimento, tão importante que algumas redes de franquia somente fecham negócio após aprovação da localização do ponto comercial. Outras, ainda mais rígidas sobre essa questão, não abrem mão de comprar elas mesmas o ponto comercial considerado ideal para aquele determinado tipo de negócio.

Uma das maiores imobiliárias do mundo, porque é proprietária dos imóveis onde funcionam as suas lojas franqueadas ou próprias, é a rede de lanchonetes McDonalds, gerando uma renda maior de aluguéis que do valor recebido pelas franquias. Então, a escolha de um ponto comercial deve ser algo muito bem planejado, por isso, alguns cuidados são necessários, tais como:

  1. O cliente, ao caminhar ou mesmo se deslocar de automóvel, deve ter a melhor visão sobre o imóvel onde se localiza o empreendimento. A questão vital aqui é: o cliente vai encontrar a sua loja? Como ele vai saber o que você oferece ou promove se não consegue ver a vitrine, a fachada e até mesmo a placa indicativa?
  2. Nas grandes cidades, o maior problema do crescimento urbano é encontrar espaço para estacionamento. Você já se viu naquela situação de encontrar a loja, mas ficar rodando horas e horas porque, nas proximidades, não há nenhum local para estacionar? Já percebeu como o cliente fica frustrado, impaciente e decepcionado? Às vezes, até desiste…
  3. A apresentação da sua empresa pode estar relacionada à estrutura do local do imóvel, por isso a opção deve ser sempre pesquisar se a vizinhança é tranquila, se não há risco de assaltos nas proximidades ou a existência de muito barulho na região. Tudo isso pode afastar clientes potenciais.

A relação entre o tipo de negócio e a localização também são influenciadores do sucesso ou insucesso da sobrevivência da sua empresa. É importante compreender o perfil de seu cliente e depois relacionar esse perfil com alguns dos tipos de negócios e suas características de atração para clientes potenciais, como detalhamos a seguir.

  1. Clientes que procuram conveniência: são aqueles que decidem pela compra no seu deslocamento da residência para o trabalho, e serão atraídos pela loja mais próxima. A localização ideal é estar situada em bairros residenciais ou em avenidas de grande movimentação. Algumas empresas oferecem o serviço de geolocalização, que é uma forma de identificar como as pessoas se deslocam na cidade e os pontos mais interessantes para localização de uma loja.
  2. Clientes que são atraídos por locais de grande fluxo, como shopping centers, grandes lojas, locais de grandes eventos, bancos, restaurantes de renome, tribunais, hospitais e colégios/universidades. Esses locais são chamados geradores de fluxo porque a procura diária é de um grande número de pessoas - mesmo os shopping centers utilizam o conceito das lojas âncoras para gerar fluxo dentro de um determinado corredor. Então,a localização de grandes magazines como Marisa, C&A, Casas Bahia, grandes bancos, em um determinado corredor com pouco movimento, altera significativamente o fluxo de pessoas, o que faz com que as outras lojas passem a se beneficiar desse novo fluxo gerado.
  3. Clientes de negócios associados: são aqueles que procuram um determinado tipo de negócio e que fazem a compra seguinte em empresas que sobrevivem do fluxo gerado anteriormente, especialmente aqueles ligados a serviços essenciais. Um exemplo são as lojas de peças de veículos, que estão associadas a lojas de tinta automotiva, a oficinas de conserto de automóveis, entre outras.

Alguns tipos de negócio podem se instalar em locais de atração para vários tipos de clientes, como restaurantes que podem estar em locais de grande fluxo, principalmente quando ainda são desconhecidos, em bairros mais nobres quando oferecem serviços diferenciados, em negócios associados como universidades/colégios, lugares de grandes eventos, quando oferecem preços compatíveis para grande volume de clientes - o mesmo raciocínio vale para hotéis.

Está em dúvida sobre onde deve abrir a sua empresa? O Sebrae dispõe de consultoria especializada para definir a melhor localização para o seu negócio. Aproveite também para fazer o nosso curso Customer Success: como conquistar e manter clientes e compreenda o que é customer success e seus benefícios, assim como as métricas essenciais e o retorno sobre investimento.


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