this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 14:39:13 BRT 2023
Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
Qual o momento ideal para captar recursos para uma franquia?

Saiba mais sobre captação de recursos e veja qual a sua importância para o crescimento de franquias.

· 10/01/2023 · Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Para os empreendedores que trabalham com franquias (o famoso franchising), uma das suas principais vantagens é a rápida ascensão devido à consolidação das marcas e o retorno financeiro, que pode ser rápido. Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias pós-pandemia deve atingir um faturamento anual de R$ 200 bilhões nos próximos anos. 

Mas, como em todo negócio, a captação de recursos faz parte do seu processo de evolução. Então, que tal entender mais sobre esse tema? Nós, do Sebrae, vamos te explicar tudo!

O que é captação de recursos?

A captação de recursos é uma ferramenta utilizada para atrair investidores para o seu negócio, com o objetivo de adquirir capital (recurso financeiro). Para que a captação de recursos seja satisfatória tanto para a franquia como para o investidor, é importante ter duas vertentes bem claras: o valor do investimento e o perfil do investidor.

De quanto você precisa para investir no seu negócio? Qual a expectativa de retorno do seu investidor? Para poder obter sucesso em seus resultados, compreenda as características do seu negócio e o potencial de lucro que ele pode render. 

Conheça as etapas de crescimento da sua franquia

Para chamar a atenção dos investidores, é fundamental que você conheça bem a sua franquia, principalmente se estiver no início. Assim, quanto mais conhecimento você tiver, incluindo dados, métricas, relatórios e indicadores, mais fácil será convencer pessoas a realizarem investimentos no seu negócio.

Algumas das principais dicas são:

  1. Tenha um bom plano de negócio

Um plano de negócio é basicamente um documento que serve para te direcionar a respeito do funcionamento da sua rede de franquias. Com ele, é possível descobrir o seu potencial de vendas e de ascensão no mercado. 

O plano deve conter todas as informações sobre o seu sistema financeiro, operacional e de marketing. Além disso, ele será um grande cartão de visitas para atrair investimentos para a sua franquia. 

  1. Boa comunicação com a rede franqueadora

Para obter o mínimo de estabilidade no seu negócio, é de suma importância ter uma boa comunicação e relação com a rede franqueadora, já que ela é a principal responsável pelo abastecimento de produtos, materiais de divulgação, entre outros.

  1. Controle de vendas rigoroso

O processo é facilitado por meio de softwares de gestão nos quais um sistema unificado permite a emissão de notas fiscais e fornece dados como número de vendas e registros de entrada e saídas.

Essas informações servirão de referência para mensurar os seus ganhos, lucros e a rentabilidade financeira do seu negócio.

Qual a hora certa de captar recursos para uma franquia?

A resposta é: depende muito! O momento ideal pode variar de acordo com a maturidade do seu negócio e das suas respectivas necessidades – seja um apoio para começar ou para impulsionar o seu crescimento.

Apesar de ser desafiador atrair os olhares de investidores para uma franquia isolada, a venda de ações pode ser uma boa estratégia. Com novos sócios, ela terá os recursos necessários para atuar no mercado.

Também existe a opção das fintechs (empresas de tecnologia financeira), que fazem aporte financeiro, mas não atuam como sócias da franquia. 

Se você gostou do conteúdo, confira o nosso artigo sobre capital empreendedor e acompanhe mais dicas de empreendedorismo no Portal do Sebrae. 

Sebrae: o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor brasileiro. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora