Ações internas e externas que fazem a diferença nos resultados.
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Transformar pequenos negócios em grandes nomes do empreendedorismo não é uma tarefa fácil, mas existem algumas estratégias que auxiliam nessa trajetória.
Acelerar o seu negócio não é tão fácil quanto seguir uma receita de bolo, mas existem certos ingredientes que são comuns a todos que querem se destacar no mercado e aumentar os resultados da empresa. Alguns elementos que valem a pena seguir são:
- Dados: é importante que você se baseie em dados para ter segurança ao tomar decisões, elaborar estratégias de marketing e criar novos produtos;
- Desenvolvimento da empresa: existem estratégias que têm por objetivo alavancar o negócio e torná-lo sustentável diante da competitividade do mercado;
- Atributos de uma empresa exponencial: crescer até 10 vezes mais rápido do que outra organização é uma vontade da maioria dos empreendedores. Para conseguir isso, existem 10 atributos que toda empresa exponencial possui e você pode implementá-los no seu negócio;
- Aprendizado constante: novos termos, conceitos e estratégias surgem a todo o momento e, para não ficar para trás, é imprescindível que você se atualize constantemente e nunca pare de aprender o que há de novo no mercado;
- Oportunidades no ciclo de vendas: identificar essas vantagens no plano de vendas tem o benefício de acelerar o processo e escalar cada vez mais negociações.
A seguir, os principais atributos que você pode adotar para fazer o seu negócio crescer mais rápido:
1. Equipe sob demanda
Procure nas estruturas da organização atividades que podem ser preenchidas por freelancers e temporários. Dessa forma, a empresa garante flexibilidade, velocidade e funcionalidade. Além disso, também, por causa das novas culturas e perspectivas trazidas pelas pessoas, permite uma aprendizagem organizacional.
2. Comunidade
Desenvolva comunidades com colaboradores, parceiros, pessoas interessadas e clientes fiéis que estejam alinhados com o seu propósito. Por meio de plataformas automatizadas de relação, você pode retribuir o apoio que recebe.
3. Algoritmos
Os algoritmos são uma sequência finita de códigos projetados para executar uma tarefa de forma automatizada. Dessa forma, eles são grandes auxiliares na hora de processar quantidades de dados cada vez maiores, como informações de leads.
4. Ativos alavancados
As organizações exponenciais não investem em maquinário ou equipamentos para produção, como ocorre nas tradicionais. Elas procuram ativos compartilhados que já existem para serem usados no seu negócio. Por exemplo, o Airbnb não possui nenhum quarto próprio, assim como o Uber não conta com carros.
5. Engajamento
Público engajado aumenta o crescimento de uma empresa por meio do impulsionamento da marca publicamente, através das vendas, com a diminuição da taxa de churn e na economia de investimentos em ações de marketing.
Também é possível efetivar esse crescimento através de campanhas projetadas para captar, reter e aprofundar o interesse de clientes e membros da comunidade. Você pode usar as estratégias de gamificação, por exemplo, utilizando dinâmicas de jogos eletrônicos para engajar as pessoas e motivar comportamentos.
6. Interfaces
A interface é o que irá conectar o seu produto ou serviço com os usuários. Ou seja, é uma maneira de ligar o interno e o externo da organização. Desenvolva sua interface a partir das informações coletadas no mercado e no relacionamento com os clientes a fim de criar a melhor conexão possível.
7. Dashboards
É necessário monitorar e controlar em tempo real o rápido crescimento das organizações exponenciais. Por isso, é preciso criar painéis com as métricas essenciais para a empresa que sejam acessíveis para todos os colaboradores.
Dessa forma, as organizações podem mudar suas estratégias no meio do caminho para atingir seus objetivos. Uma dica é você implementar a metodologia OKR.
8. Experimentação
Toda ideia começa sendo uma hipótese e, após um período de testes, é possível definir se ela é boa ou não. Essa é a premissa da experimentação: manter um fluxo de experiências inteligentes e devidamente controladas.
Promover a interação do usuário com o seu produto ou serviço através de testes A/B ou de usabilidade são duas formas nas quais você pode apostar. Sempre colha os feedbacks e vá adaptando conforme as suas necessidades.
9. Autonomia
Esse atributo significa dividir a empresa em equipes multidisciplinares organizadas que tenham liberdade e autoridade para tomar melhores decisões e como atingir seus resultados a fim de gerar valor para a organização.
Isso proporciona maior agilidade e colaboradores autodirecionados, visto que as informações podem ser divulgadas rapidamente pelas empresas.
10. Tecnologias sociais
As ferramentas de tecnologias sociais servem para otimizar a comunicação e a colaboração entre os membros da empresa. Os objetivos delas são diminuir a distância entre obter os dados e tomar decisões e fazer com que as informações fluam.
Assim, isso permite que as conversas, as decisões e o aprendizado sejam mais rápidos.
Dicas finais para aumentar as vendas:
1. Procure por brechas
A partir da organização de informações sobre os clientes, através de plataformas de CRM, por exemplo, é possível identificar onde e como trabalhar as brechas. Você pode dar mais ênfase nos prospects que ainda não compraram um produto ou serviço, mas têm interesse na sua empresa.
2. Planeje seu funil de vendas
O funil de vendas é uma representação gráfica das etapas pelas quais o potencial cliente precisa passar para fechar negócio com a sua empresa. Em cada fase, diferentes estratégias e gatilhos são usados para convencer o lead a comprar com você.
Por isso, com um planejamento claro de quais são as etapas do seu funil de vendas, fica mais fácil para as equipes de vendas e de marketing criarem planos de ação que façam o consumidor avançar de nível.
3. Priorize suas contas
Com base na segmentação e na análise do seu público, você pode identificar qual parcela é responsável pela maior parte das suas receitas e priorizar as ações para essa conta.
Seguindo a regra de Pareto 80/20, por exemplo, você teria 20% dos seus clientes como agentes de 80% do seu faturamento. Ao descobrir quem são esses clientes, você pode investir tempo e capital para planos mais assertivos que, provavelmente, irão retornar como lucro na carteira da empresa.
4. Capriche nas ofertas especiais e no pós-venda
As promoções são grandes estímulos para o consumidor realizar uma compra. Pensar e trabalhar em ofertas especiais, que não afetem o setor financeiro da empresa, é o mecanismo mais promissor que irá convencer que a sua oferta é irrecusável e gerar um aumento nas vendas.
Saiba mais:
- Curso Como definir preço de venda
- Curso Controle de gastos no comércio
- Curso Controle de gastos no serviço
Artigo criado a partir do conteúdo do Podcast Plano de Voo – Ep. 60
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Julho, 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. 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Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. 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Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Julho, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!