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Thu Jun 08 15:53:55 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Quer aumentar os lucros da sua empresa?

Ações internas e externas que fazem a diferença nos resultados.

· 22/02/2023 · Atualizado em 08/06/2023
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Transformar pequenos negócios em grandes nomes do empreendedorismo não é uma tarefa fácil, mas existem algumas estratégias que auxiliam nessa trajetória. 

Acelerar o seu negócio não é tão fácil quanto seguir uma receita de bolo, mas existem certos ingredientes que são comuns a todos que querem se destacar no mercado e aumentar os resultados da empresa. Alguns elementos que valem a pena seguir são: 

  • Dados: é importante que você se baseie em dados para ter segurança ao tomar decisões, elaborar estratégias de marketing e criar novos produtos; 
  • Desenvolvimento da empresa: existem estratégias que têm por objetivo alavancar o negócio e torná-lo sustentável diante da competitividade do mercado;
  • Atributos de uma empresa exponencial: crescer até 10 vezes mais rápido do que outra organização é uma vontade da maioria dos empreendedores. Para conseguir isso, existem 10 atributos que toda empresa exponencial possui e você pode implementá-los no seu negócio;
  • Aprendizado constante: novos termos, conceitos e estratégias surgem a todo o momento e, para não ficar para trás, é imprescindível que você se atualize constantemente e nunca pare de aprender o que há de novo no mercado;
  • Oportunidades no ciclo de vendas: identificar essas vantagens no plano de vendas tem o benefício de acelerar o processo e escalar cada vez mais negociações.

A seguir, os principais atributos que você pode adotar para fazer o seu negócio crescer mais rápido:

1. Equipe sob demanda

Procure nas estruturas da organização atividades que podem ser preenchidas por freelancers e temporários. Dessa forma, a empresa garante flexibilidade, velocidade e funcionalidade. Além disso, também, por causa das novas culturas e perspectivas trazidas pelas pessoas, permite uma aprendizagem organizacional.

2. Comunidade

Desenvolva comunidades com colaboradores, parceiros, pessoas interessadas e clientes fiéis que estejam alinhados com o seu propósito. Por meio de plataformas automatizadas de relação, você pode retribuir o apoio que recebe. 

3. Algoritmos 

Os algoritmos são uma sequência finita de códigos projetados para executar uma tarefa de forma automatizada. Dessa forma, eles são grandes auxiliares na hora de processar quantidades de dados cada vez maiores, como informações de leads.

4. Ativos alavancados 

As organizações exponenciais não investem em maquinário ou equipamentos para produção, como ocorre nas tradicionais. Elas procuram ativos compartilhados que já existem para serem usados no seu negócio. Por exemplo, o Airbnb não possui nenhum quarto próprio, assim como o Uber não conta com carros. 

5. Engajamento

Público engajado aumenta o crescimento de uma empresa por meio do impulsionamento da marca publicamente, através das vendas, com a diminuição da taxa de churn e na economia de investimentos em ações de marketing.

Também é possível efetivar esse crescimento através de campanhas projetadas para captar, reter e aprofundar o interesse de clientes e membros da comunidade. Você pode usar as estratégias de gamificação, por exemplo, utilizando dinâmicas de jogos eletrônicos para engajar as pessoas e motivar comportamentos. 

6. Interfaces

A interface é o que irá conectar o seu produto ou serviço com os usuários. Ou seja, é uma maneira de ligar o interno e o externo da organização. Desenvolva sua interface a partir das informações coletadas no mercado e no relacionamento com os clientes a fim de criar a melhor conexão possível. 

7. Dashboards

É necessário monitorar e controlar em tempo real o rápido crescimento das organizações exponenciais. Por isso, é preciso criar painéis com as métricas essenciais para a empresa que sejam acessíveis para todos os colaboradores.

Dessa forma, as organizações podem mudar suas estratégias no meio do caminho para atingir seus objetivos. Uma dica é você implementar a metodologia OKR. 

8. Experimentação

Toda ideia começa sendo uma hipótese e, após um período de testes, é possível definir se ela é boa ou não. Essa é a premissa da experimentação: manter um fluxo de experiências inteligentes e devidamente controladas.

Promover a interação do usuário com o seu produto ou serviço através de testes A/B ou de usabilidade são duas formas nas quais você pode apostar. Sempre colha os feedbacks e vá adaptando conforme as suas necessidades. 

9. Autonomia

Esse atributo significa dividir a empresa em equipes multidisciplinares organizadas que tenham liberdade e autoridade para tomar melhores decisões e como atingir seus resultados a fim de gerar valor para a organização.

Isso proporciona maior agilidade e colaboradores autodirecionados, visto que as informações podem ser divulgadas rapidamente pelas empresas.

10. Tecnologias sociais

As ferramentas de tecnologias sociais servem para otimizar a comunicação e a colaboração entre os membros da empresa. Os objetivos delas são diminuir a distância entre obter os dados e tomar decisões e fazer com que as informações fluam.

Assim, isso permite que as conversas, as decisões e o aprendizado sejam mais rápidos. 

Dicas finais para aumentar as vendas:

1. Procure por brechas

A partir da organização de informações sobre os clientes, através de plataformas de CRM, por exemplo, é possível identificar onde e como trabalhar as brechas. Você pode dar mais ênfase nos prospects que ainda não compraram um produto ou serviço, mas têm interesse na sua empresa. 

2. Planeje seu funil de vendas

O funil de vendas é uma representação gráfica das etapas pelas quais o potencial cliente precisa passar para fechar negócio com a sua empresa. Em cada fase, diferentes estratégias e gatilhos são usados para convencer o lead a comprar com você. 

Por isso, com um planejamento claro de quais são as etapas do seu funil de vendas, fica mais fácil para as equipes de vendas e de marketing criarem planos de ação que façam o consumidor avançar de nível. 

3. Priorize suas contas

Com base na segmentação e na análise do seu público, você pode identificar qual parcela é responsável pela maior parte das suas receitas e priorizar as ações para essa conta.

Seguindo a regra de Pareto 80/20, por exemplo, você teria 20% dos seus clientes como agentes de 80% do seu faturamento. Ao descobrir quem são esses clientes, você pode investir tempo e capital para planos mais assertivos que, provavelmente, irão retornar como lucro na carteira da empresa. 

4. Capriche nas ofertas especiais e no pós-venda

As promoções são grandes estímulos para o consumidor realizar uma compra. Pensar e trabalhar em ofertas especiais, que não afetem o setor financeiro da empresa, é o mecanismo mais promissor que irá convencer que a sua oferta é irrecusável e gerar um aumento nas vendas. 

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Podcast Plano de Voo – Ep. 60

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