this is an h1

this is an h2

Tue May 23 22:39:43 BRT 2023
Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Quer empreender, mas não sabe por onde começar? Comece por ter ideias!

A inovação é necessária na hora de empreender, mas é difícil ter novas ideias.

· 30/01/2023 · Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Todo mundo pensa que o primeiro passo para quem deseja empreender é ter uma ideia de milhões, certo? Sim, é verdade, mas o certo é que uma ideia não vale absolutamente nada se não for bem executada, mas ela é fundamental para qualquer coisa que se deseja iniciar.

Diferente do que muitos pensam, não existe fórmula mágica para ter insights de novos negócios, mas, por mais que pareça óbvio, uma boa maneira de se ter uma boa ideia é não ter medo de sonhar grande e ter muitas ideias. Na verdade, um simples brainstorming pode fazer aflorar vários negócios potenciais.

Mas, para ter ideias é preciso ser criativo? Sim e não… existem formas de treinar a criatividade e assim, conseguir gerar boas ideias, independente se for para criação de negócios ou não.

Algumas maneiras de organizar o processo criativo:

  • Anote toda e qualquer ideia que tiver, em qualquer lugar e a qualquer hora. O importante é não deixar a ideia escapar. Mas, tenha um único local onde anotar essas ideias, senão será difícil resgatá-las depois;
  • Converse sobre cada ideia com mais de uma pessoa, pois, quando mais diferenciadas forem as opiniões, mais fácil será para entender se a sua ideia será bem aceita ou não;
  • Não vale criticar nenhuma ideia, ideias loucas e absurdas são muito bem-vindas;
  • Se estiver naquelas fases de bloqueio criativo, pode contribuir para melhorar a ideia de outras pessoas. Muitas vezes, nesses processos, novos insights podem surgir;
  • Para ter boas ideias, tente pensar em problemas que pode resolver. Não se preocupe, no primeiro momento, com as soluções.

Lembre-se que nem todas as ideias vão virar negócios, mas não descarte prematuramente nenhuma delas. Como dito antes, tenha um local para registrar todas, assim ficará fácil de consultar quando precisar.

A seguir, algumas sugestões para te ajudar a ter uma verdadeira usina de ideias:

  1. Tenha ideias, mas não pense em transformá-las em negócio, de imediato

A melhor maneira de ter ideias é não pensar, mas sim observar. Procure no seu dia a dia, nas suas experiências e atividades, quais as necessidades e problemas que possuem. Uma boa pergunta é: por que ninguém fez ainda? Se alguém fizer isso, eu compro na hora?

2. Resolva problemas, mas não os invente

Pegue uma folha em branco e escreva no topo dela “Eu não gosto quando…” e escreva tudo que te incomoda. Muitos desses problemas podem virar produtos ou serviços, afinal, o seu descontentamento com alguma coisa, provavelmente, é uma dor compartilhada por outras pessoas.

Se você tiver dificuldades como isso, olhe na seção de suporte ao cliente de sites e veja sobre o que estão reclamando. Essas informações são, com certeza, oportunidades escondidas.

3. Construa o que está faltando no futuro

Como será daqui a 3, 5 ou 7 anos? Quais problemas existirão? Pesquise sobre as tendências na sua indústria, sociedade ou nas tecnologias que permitirão novas formas de negócios.

Tecnologias como internet das coisas – IoT e realidade virtual são só alguns exemplos de tendências tecnológicas que prometem mudar várias indústrias.

4. Roube como um artista

Quando um novo produto surgir, identifique formas como poderia usá-lo para uma nova ideia de negócio. Muitas ideias são mal executadas e deixam lacunas, o que pode representar uma boa oportunidade para criar algo novo.

5. Pensar fora da caixa

Se for para pensar fora da caixa, não se limite apenas à sua área de atuação, podemos aprender com empresas de todos os setores e tamanhos.

Então pare e pense: quais ideias poderíamos pegar de outras indústrias e aplicar na nossa? Olhe para indústrias ao seu redor e veja se as ideias antigas delas podem se tornar sua nova ideia.

6. Pergunte a você mesmo

Qual tipo de negócio eu gostaria de tocar se não tivesse nenhuma chance de fracassar? O que nunca foi feito até hoje? Empreender nem sempre é um mar calmo, por isso, é preciso que você faça o que ama e vê sentido. 

7. Mantenha-se atualizado na sua área de interesse! 

Manter-se atualizado é quase que uma regra no mundo dos negócios. Os conceitos mudam com o tempo e ficar antenado nas novas tendências pode impulsionar a sua empresa e até mesmo te ajudar a criar uma vantagem competitiva em relação a sua concorrência. Participe de eventos, leia livros, converse com outros empreendedores e compartilhe suas experiências. 

8. Analise o seu extrato bancário 

A forma como você gasta o seu dinheiro pode dizer muito sobre você. Porque você comprou da empresa X e não com a Y? Analisar por que você escolhe um produto ou serviço pode te dar insights de como fazer algo melhor ou mais barato. 

Saiba mais

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora