this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 18:33:51 BRT 2023
Empreendedorismo | QUALIDADE
Rastreabilidade ajuda a otimizar a produção e garantir qualidade

Processos de produção que contam com rastreabilidade em tempo real garante padrões de qualidade e segurança e agregam valor.

· Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em um mundo globalizado e cada vez mais exigente em relação aos produtos comercializados, garantir a excelência desde a matéria-prima até a entrega é essencial para certificar que todas as expectativas sejam atendidas.

Neste sentido, a rastreabilidade torna-se um processo importante porque permite conhecer todo o histórico de um objeto, desde a origem dos insumos, passando pelo controle de qualidade das fases de manufatura para que se torne um produto e o caminho percorrido até o consumidor final. 

Na realidade atual, não é raro um consumidor adquirir um produto norte-americano produzido na China com matérias-primas brasileiras, por exemplo. Ou mesmo consumir alimentos vindos de qualquer parte do mundo.

Portanto, caso tenha ocorrido um problema durante o processo de manufatura, como seria possível saber onde estaria a falha e quais unidades teriam o defeito?

E, às vezes, este problema pode ser de uma peça em um smartphone ou em um aparelho de ar-condicionado, mas, e se for um alimento contaminado ou uma peça de um veículo, a segurança do consumidor fica comprometida, não é mesmo? 

A rastreabilidade permite identificar possíveis falhas e fazer o recall, aumentando a confiança na marca e garantindo a qualidade e as adequações em relação aos padrões de qualidade e segurança exigidos por lei.

Além disso, o procedimento traz outros benefícios, como a facilidade em identificar gargalos de produção e a otimização do estoque de insumos, que pode ser, assim, reduzido.

Tudo isso junto vai aumentar a quantidade de informações que permitirão melhores tomadas de decisões estratégicas. Então, também significa mais eficiência e diminuição de custos. 

Por isso tudo, a rastreabilidade está presente desde a cadeia produtiva da carne até a indústria automobilística. Porém, embora traga benefícios internos e agregação de valor, a rastreabilidade nem sempre é adotada, principalmente entre os pequenos produtores.

Mas, como pode perceber, devia tornar-se regra para todo tipo de produto. 

Como implantar a rastreabilidade 

A implantação de um processo de rastreamento inclui tanto a busca de informações dos insumos adquiridos para a produção, que é a rastreabilidade externa, quanto a identificação de informações desde a chegada da matéria-prima até o fim da manufatura e logística de distribuição, chamada de rastreabilidade interna. 

Dentro de sua empresa, antes de tudo, é necessário definir qual método deve ser utilizado. Ferramentas disponíveis no mercado ajudam a organizar a recepção, monitoramento e o armazenamento das informações, que podem ser acessados facilmente por meio de identificadores como código de barras, QR Codes ou números de séries, com informações sobre lotes e séries de insumos, produtos semi-acabados e finalizados. 

A tecnologia permite que estas informações sejam armazenadas e facilmente acompanhadas em tempo real. Porém, para que funcione, é necessário que todas as etapas estejam interligadas e operem adequadamente, como uma engrenagem.

Esta integração é possível pela automatização dos processos, que viabiliza o acompanhamento de cada etapa. 

Como visto, a rastreabilidade traz vantagens como redução de custos e maior eficiência. E o Sebrae pode te ajudar na implantação, com curso específico para melhor compreensão ou com o apoio dos consultores especializados. Conte com a nossa ajuda! 

Saiba mais: Mudança organizacional nas IBTs

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?