this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 11:44:31 BRT 2023
Empreendedorismo | INDÚSTRIA
Realidade aumentada torna mais eficiente a Indústria 4.0

Tecnologia conhecida como realidade aumentada promove a interação entre o mundo virtual e o mundo real, aumentando a eficiência das indústrias 4.0.

· Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Fábricas inteligentes, produtivas e eficientes são o resultado do uso da realidade aumentada (RA) na chamada Indústria 4.0. A tecnologia, que promove a interação entre o mundo virtual e o mundo real, é especialmente útil no segmento industrial, porque facilita a execução de tarefas pelos colaboradores.

A chegada do 5G vai afetar as indústrias de tecnologia e, nesse contexto, a realidade aumentada pode trazer mudanças relevantes. Isto porque a aplicação da RA é mais simples do que se imagina, mas exige boa qualidade de conexão. São necessários somente um equipamento e um software que consigam fazer a leitura das imagens no ambiente real e exibir os objetos virtuais correspondentes.

Apps instalados em smartphones costumam ser suficientes para acessar todo o universo que a realidade aumentada pode apresentar ao segmento industrial.

Entenda o que é Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é um conceito que integra automação industrial e diferentes tecnologias para promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.

São exemplos dessas tecnologias: 

  • Inteligência artificial.
  • Distribuição de serviços de computação como servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software na nuvem, capacidade de análises de maior quantidade de dados, e com maior complexidade, usando Big Data.
  • Interconexão entre objetos, processos e pessoas por meio de softwares, sensores e/ou atuadores (Internet das Coisas).
  • Uso de ferramentas e dispositivos autônomos nos processos (robótica avançada).
  • Criação de definições de processos de manufatura e produto simultaneamente, usando manufatura digital e manufatura aditiva.
  • União de diferentes sistemas de computação e aplicações de software, física ou funcional, para atuar como um todo coordenado.
  • Geração de modelos digitais que descrevem ou exibem interações complexas (sistemas de simulação).

RA e indústrias 4.0

Entre os usos mais comuns da RA nas indústrias 4.0, estão a realização de simulações e de treinamentos, que se tornam mais simplificados e, ao mesmo tempo, mais qualificados. Afinal, quanto mais simulações os profissionais realizarem, mais preparados estarão para a tarefa real, o que resulta na redução de acidentes, desperdício e erros.

A RA também torna mais eficiente o processo de reparo e de manutenção dos equipamentos da fábrica. Quando uma máquina começar a apresentar falhas, por exemplo, a RA vai permitir que técnico consulte tutoriais, manuais e instruções em tempo real, sem usar as mãos durante o processo de manutenção ou conserto.

Outra vantagem é a manutenção de equipamentos à distância, com apoio de óculos especiais de RA que permitem ao operador da máquina transmitir o que está vendo para um especialista. 

Na Indústria 4.0, quando a RA é a associada a tecnologias como IoT (Internet das Coisas), Machine Learning e Big Data, permite reestruturar a maneira de gerenciar e de controlar uma empresa, garantindo que informações necessárias de cada setor estejam disponíveis para todos, em qualquer lugar do mundo e em tempo real.

Mesmo quem não está fisicamente na empresa consegue checar o estado de uma mercadoria, como ela está montada, se tem algo faltando, se apresenta defeitos, qual a velocidade da produção e em que etapa do processo ela se encontra, entre outros itens.  É preciso apenas ter o dispositivo da RA e acesso à internet para conseguir intervir diretamente na produção.

São outras vantagens da RA na Indústria 4.0:

1 – Testes antes da execução de uma tarefa, identificando falhas e revisando os procedimentos. 

2 – Agilizar a resolução de problemas, com apoio de óculos de RA que permitem identificar produtos e guiam a inspeção de qualidade.

3 – Acessar informações com rapidez.

4 – Diminuir o tempo de máquina parada, pois a RA permite ao operador acessar com poucos cliques o conteúdo específico para tirar dúvidas, como operar o equipamento, encontrar soluções para possíveis problemas e dados, sem interromper o fluxo de produção.

5 – Aumentar a segurança na indústria, diminuindo o risco de acidentes por meio de treinamentos mais eficientes.

6 – Reduzir desperdícios pelo uso de ferramentas que aumentam a produtividade e diminuem riscos.

Tendências de realidade aumentada no varejo

Entre as tendências de RA para a indústria e que também beneficiam o varejo, está o manual do usuário em realidade aumentada, que permite acessar orientações sobre os produtos por meio de smartphones. Nos e-commerces de moda, uma novidade é o provador virtual, onde o cliente consegue provar virtualmente uma roupa, acessório ou maquiagem, por exemplo.

A realidade aumentada também usa a inteligência artificial (IA) para proporcionar novas experiências imersivas a empresas e usuários. Um ótimo exemplo de uso combinado de RA e IA é o Google Translate. O aplicativo captura um texto a partir da câmera do celular e faz a tradução simultânea, mostrando o texto na língua de sua escolha.

No design de interiores, a RA permite aos consumidores visualizar como determinado móvel ficaria em sua casa, reduzindo as taxas de devolução. Além disso, a mesma tecnologia usada no Google Maps para que as pessoas naveguem por ruas também pode ser aplicada a lojas e outros empreendimentos.

Por fim, temos o uso crescente da tecnologia em imagens e vídeos em 360°, que dão ao consumidor um panorama completo de determinado produto.  

RA na engenharia

Na engenharia, a modelagem em 3D com uso de RA ajuda a examinar os estágios de inicialização e desligamento de uma planta, permitindo analisar riscos de emergências ou falhas. Como vantagem, está a aceleração das etapas para o desenvolvimento do projeto de maneira sustentável e segura, otimizando o trabalho dos gestores e focando, por consequência, na qualidade da entrega. Com a visualização feita por meio de computação, é possível economizar materiais de construção, energia e dinheiro.

A realidade aumentada apresenta um enorme leque de possibilidades na Indústria 4.0, resultando em melhoria da gestão e aumento da lucratividade das empresas de base tecnológica. Não importa o tamanho da sua indústria, investir nesta tecnologia pode ser uma oportunidade de tornar seu negócio mais eficiente e lucrativo.

FAVORITAR
Botão favoritar

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?