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Wed Feb 08 15:08:39 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Regionalização da Culinária: oportunidade para crescimento

Entender a cultura e perfil do consumidor, levando em consideração as especificações e particularidades de cada região, pode ser um diferencial competitivo

· 08/12/2022 · Atualizado em 08/02/2023
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Identificar nichos específicos e extremamente viáveis que, ao serem explorados de forma correta, são capazes de mudar a realidade de determinada região – isso é o que está na base dos negócios regionais.

Explorar as riquezas de uma região, oferecendo experiências inovadoras de consumo, tem sido um grande diferencial, além de uma alternativa rentável de desenvolvimento econômico financeiro, para diversas regiões do Brasil. E um dos principais segmentos que tem se beneficiado é o setor gastronômico.

Culinária como fator diferenciador

Apostar na culinária regional pode ser uma ótima chance de empreender no setor de bares e restaurantes. Nos últimos anos, a procura por esse tipo de culinária tem atraído a atenção dos consumidores por alguns motivos:

  • Pela curiosidade em experimentar um novo sabor ou por encontrar sua comida preferida; ou
  • Pelo desejo de viver uma experiência quando se visita um lugar novo, no caso dos turistas.

Para quem deseja investir neste segmento, deixamos algumas ideias:

  • Especialização

Uma oportunidade clássica no segmento gastronômico é a especialização em uma única culinária típica de uma região. Por exemplo, se você e o seu negócio está no sudeste, poderá abrir um restaurante especializado na culinária nordestina ou sulista, por exemplo. Esses tipos de restaurantes costumam fazer muito sucesso e atrair novos clientes – tanto em termos de turistas, como em termos de moradores da região e que desejam “matar a saudade de casa”.

  • Oferecer apenas um ou outro prato típico no seu cardápio

Caso você não queira abrir um restaurante especializado em uma só culinária, há outra opção. Pode escolher um prato para oferecer no seu cardápio que faça sentido para o seu restaurante, desde que seja uma especialidade de alguma região. Também pode ser uma bebida ou uma sobremesa. O importante será oferecer este item com muita qualidade e com o sabor do seu local de origem, para ganhar clientela e respeito.

  • Ter um prato de cada região no seu menu

Outra opção é oferecer um prato típico de cada região no cardápio. Pode ser criado, por exemplo, um cardápio especial em que cada dia da semana há um prato de uma culinária regional. Neste caso, aposte na divulgação e não erre na escolha do prato, pois deve ser algo que realmente seja admirado pelas pessoas daquela região.

Turismo gastronômico

Turismo gastronômico é um termo relativamente novo, cuja principal definição é: um conjunto de atividades que proporcionam experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, apresentadas de maneira a valorizar a história, a cultura e o meio ambiente de determinada região.

Explorar a culinária e os prazeres da mesa sempre esteve associado a momentos de lazer e a viagens, mas, o conceito de turismo gastronômico vai além e abrange atividades além das refeições, sendo essas atividades turísticas e de entretenimento que possuem na gastronomia o pilar da identidade regional e patrimônio cultural e valorizam a relação entre a comida e comunidade local.

Assim, essa perspectiva cria a possibilidade das pessoas se aproximarem da comida em diferentes níveis da cadeia de valor e têm acesso desde o produtor, até que a beneficia e a comercializa, ampliando dessa forma o desenvolvimento econômico para diferentes camadas da sociedade, ao mesmo tempo que torna possível oferecer experiências mais pessoais e autênticas para os turistas.

Alguns exemplos de atividades do turismo gastronômico:

  • Fazer um tour para experimentar comidas de rua;

  • Degustação de pratos e bebidas locais;

  • Seguir rotas de produtos regionais (ex., viajar pela rota do vinho ou café);

  • Comer em restaurantes tradicionais;

  • Participar de eventos e festivais gastronômicos;

  • Visitar feiras e mercados locais;

  • Aprender sobre a produção de um alimento, visitar fazendas e produtores artesanais;

  • Visitar exposições que explicam a história da culinária local;

  • Expedições gastronômicas com chefs e especialistas.

Saiba mais sobre este tema acessando:

Artigo criado a partir do conteúdo do post do Sebrae PI: https://www.instagram.com/reel/Cdb8eeSD-zT/?utm_source=ig_web_copy_link

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