this is an h1

this is an h2

Tue Jan 31 00:10:51 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Reserva de mesas sem prejuízo: saiba como adotar no seu restaurante

Conheça algumas dicas para não ser prejudicado por cancelamentos de última hora ou não comparecimento ao seu restaurante.

· Atualizado em 31/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O seu estabelecimento costuma trabalhar com o sistema de reservas de mesa? Se sim, então, provavelmente, você já passou pela situação de um cliente que reserva a mesa e não aparece ou que cancela de última hora, o que pode trazer prejuízos ao estabelecimento.

Para os restaurantes, essa prática comum de uma reserva sem comparecimento ou cancelada em cima da hora significa uma mesa que não é ocupada e que acaba por não poder ser ocupada por outros clientes que não conseguiram lugar à mesa. De tão comum, já surgiram até movimentos que visam a combatê-la (como o Reserva e Aparece), com direito a hashtag. É importante analisar que imprevistos acontecem, mas, no geral, são pessoas que não respeitam o trabalho dos outros nem se preocupam com o prejuízo que estão causando.

Existem, no entanto, algumas “regras” ou, se preferir, dicas que você pode estabelecer para clientes que fazem reservas de mesa. Uma das melhores maneiras de fazer a reserva é cobrar 50% de um valor estipulado. Caso aconteça o cancelamento, para que os 50% sejam devolvidos, deve haver uma política bem definida, como, por exemplo, que o cancelamento seja feito com, no mínimo, uma hora de antecedência. 

Outra forma de assegurar que não ocorram prejuízos é fazer uma lista de espera e que, assim que haja o cancelamento, possa ser comunicada a pessoa que está na lista de espera. Como incentivo, é interessante pensar em um desconto ou então alguma entrada como cortesia, já que a pessoa se dispôs a esperar para comer no estabelecimento. Isso significa que há o interesse em estar ali e, se for agraciada, vai fidelizar o cliente.

É possível também planejar um sistema on-line de reservas, as quais, ao serem concluídas, enviam automaticamente e-mail e, próximo da hora reservada, um SMS; também existe a prática de fazer o envio de e-mails solicitando a confirmação da reserva e ligações telefônicas. Pode-se também estabelecer um tempo de tolerância.

Como você vê, algumas dicas e estratégias podem ser adotadas a fim de diminuir os prejuízos com os clientes que costumam deixar os restaurantes na mão, mas é sempre importante pensar em formas de conquistar e atrair o  cliente, chamando-o para a responsabilidade da reserva. Se precisar de mais dicas, contate o Sebrae pelo 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?