Empreendimentos comprometidos com o meio ambiente, a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades são valorizados pelos clientes.

A indústria do turismo tem como um dos seus principais atributos o relacionamento entre pessoas e a responsabilidade social é um diferencial competitivo importante. Os micro e pequenos empreendimentos têm papel fundamental no desenvolvimento desse setor com a oferta de produtos e serviços que não degradem o meio ambiente, bem como a promoção de iniciativas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades onde atuam.
O consumidor contemporâneo está cada vez mais exigente com as práticas adotadas por empresas. A imagem de um negócio pode ser impactada a qualquer momento por eventuais ocorrências negativas, como discriminação no ambiente de trabalho, poluição ambiental e registro de trabalho escravo - que podem ser até mesmo na cadeia de fornecedores.
A responsabilidade social empresarial se tornou um imperativo para todas as empresas que adotam práticas de relação ética e transparente com todos os públicos. Assim como estabelece metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da comunidade, sempre preocupada em preservar os recursos ambientais e culturais para as futuras gerações.
Para contribuir para a gestão das empresas, foi desenvolvida a norma ISO 26000 – Diretrizes em Responsabilidade Social. Conheça os sete princípios:
Ato de responsabilizar-se pelas consequências de suas ações e decisões, respondendo pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, prestando contas aos órgãos de governança e demais partes interessadas, declarando os seus erros e as medidas cabíveis para remediá-los.
Obs.: Optou-se por não traduzir este termo, porém uma aproximação razoável seria responsabilização.
Fornecer às partes interessadas de forma acessível, clara, compreensível e em prazos adequados, todas as informações sobre os fatos que possam afetá-las.
Agir de modo aceito como correto pela sociedade - com base nos valores da honestidade, equidade e integridade, perante as pessoas e a natureza- e de forma consistente com as normas internacionais de comportamento.
Ouvir, considerar e responder às demandas das pessoas ou grupos que tenham interesses nas atividades da organização ou que por ela possam ser afetados.
O ponto de partida mínimo da responsabilidade social é cumprir integralmente as leis do local onde está operando.
Adotar prescrições de tratados e acordos internacionais favoráveis à responsabilidade social, mesmo que não haja obrigação legal.
Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que requerem.
Diferenciais
Empresas de todos os portes podem adotar práticas que ajudam fortalecer a sua responsabilidade social. São iniciativas que vão contribuir para o diferencial do seu negócio, como a implantação de um sistema de energia solar sustentável. Além de garantir economia para o seu empreendimento, ela reduz os impactos ao meio ambiente.
Direitos humanos é outro quesito fundamental para proporcionar um ambiente de trabalho melhor, bem como o reconhecimento do mercado. A diversidade de colaboradores, por exemplo, vai ajudar seu empreendimento a dialogar melhor com nichos específicos como LGBTQIA+, PcDs, idosos, entre outros.
A simples escolha de produtos de limpeza não tóxicos reduz os impactos ambientais e contribuem para a saúde dos colaboradores e turistas, assim como a aquisição de produtos mais duráveis, de melhor qualidade e recicláveis. Tenha certeza, você pode adotar uma infinidade de práticas para fortalecer a responsabilidade social da sua empresa.
O Sebrae pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. Confira os conteúdos preparados por especialistas para você.
Atendimento ao cliente?
Confira também os cursos pelo WhatsApp:
Iniciando um pequeno grande negócio (curso on-line): “Conheça princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.”
Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação?
Sempre que precisar, conte com o Sebrae e faça da sua empresa uma referência no mercado!
Foi um prazer te ajudar :)