this is an h1

this is an h2

Fri Apr 14 12:16:19 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
RH, gestão de pessoas para pequenos e médios empresários

Criação de RH para gestão de pessoas ajuda a reduzir custos, aumentar a produtividade e dar sustentabilidade a qualquer tipo de negócio.

· Atualizado em 14/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

São quase 21h00 e Rodrigo está trabalhando em sua pequena empresa desde as 6h00. Seu celular toca outra vez: é a sua mulher querendo saber por que ele ainda não voltou para casa. Rodrigo desconversa, diz que quer ir embora, mas que ainda tem muita coisa para fazer por causa de um erro de estoque. E o pior é que ele não sabe quando vai terminar o serviço...  

Histórias como a de Rodrigo são muito comuns entre pequenos empreendedores que costumam centralizar todas as operações. É preciso saber a hora de delegar e, para isso, é necessário ter mecanismos, coragem e método para fazer a gestão adequada de pessoas. 

É frequente ouvir de empresários de pequenas e médias empresas: “Você trabalha com RH? Eu acho muito importante essa área, mas minha empresa é pequena, ainda não tenho necessidade disso. Além do mais, RH é só para quem pode pagar”. Se você é pequeno ou médio empresário e também pensa assim, fique sabendo que está muito enganado. Talvez seja hora de repensar seus conceitos e entender que gestão de pessoas é para todo tipo de negócio, independentemente de tamanho, segmento ou faturamento. 

Acontece que uma das funções estratégicas do RH é assegurar a competitividade e a sustentabilidade de uma empresa por meio de gestão de pessoas. Além de selecionar, treinar e remunerar os funcionários, o RH deve trazer para a empresa profissionais adequados ao negócio, descrever os cargos da empresa para que todos saibam o seu papel, assegurar que os colaboradores estejam capacitados para a realização de suas funções e alinhados aos objetivos da organização, além de apoiar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. 

Uma dúvida muito frequente entre pequenos e médios empreendedores é: a partir de quantos colaboradores uma empresa precisa para ter um RH? 

Qualquer empresa que precise contratar colaboradores pode ter o apoio de um RH, já que tal processo, quando bem conduzido, reduz a probabilidade de uma contratação equivocada. Uma empresa com dez funcionários já precisa ter os cargos e as responsabilidades bem definidas, um processo de integração onde todos conheçam seus direitos e deveres e a história da empresa. Treinamentos comportamentais e operacionais já devem ser realizados, bem como uma breve avaliação do clima organizacional. 

Vamos agora listar os processos básicos de um RH de pequena ou média empresa: 

  • Recrutamento e seleção – o recrutamento assegura uma boa captação de candidatos à vaga ao identificar, pelos currículos, os candidatos potenciais a determinados cargos. Já a seleção é a identificação, dentre os candidatos recrutados, dos que estão mais aptos ao cargo. 
  • Integração – é quando o novo colaborador tem seu primeiro contato com as normas da empresa, conhecendo as competências essenciais da companhia e as características importantes de sua cultura organizacional, bem como de seus direitos e obrigações. 
  • Descrição de cargos – indica as principais responsabilidades, os conhecimentos e comportamentos necessários e até mesmo as metas dos profissionais da empresa. Este documento baliza a companhia em diversos momentos de tomada de decisão, desde a seleção até o feedback e mesmo na avaliação de desempenho do colaborador. 
  • Treinamento e desenvolvimento – essenciais para manter os profissionais atualizados e engajados. 
  • Gestão do clima – o clima organizacional de uma empresa influencia diretamente na motivação dos seus colaboradores. É importante medi-lo e identificar as oportunidades de melhorias para agir de forma direcionada. Para tanto, é preciso especialização e conhecimento sobre gestão de pessoas; caso contrário, corre-se o risco de encher a empresa de pessoas absolutamente desnecessárias e que produzem resultados sofríveis, que acabam gerando prejuízo.  

A gestão de pessoas faz com que a empresa ganhe autonomia, deixando de girar unicamente na órbita do empreendedor. Esse processo permite aumento de controle e possibilita a descentralização da administração, o amadurecimento dos processos, o aumento da capacidade de atendimento e capilaridade da empresa. Por último, mas não menos importante, a gestão de pessoas aumenta a possibilidade do gestor assumir papéis cada vez mais estratégicos e menos operacionais, assumindo o seu verdadeiro papel na estrutura da companhia.  

Se o seu negócio está no ponto de crescer, e precisa contar com colaboradores para dar conta de todo processo para garantir a sustentabilidade da sua empresa, o curso Gestão de Pessoas, oferecido pelo Sebrae é para você! Não perca mais tempo. 

Saiba mais:

Como a gestão de pessoas impacta na sua organização 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?