this is an h1

this is an h2

Tue Nov 29 02:02:50 BRT 2022
Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
Saiba como a franchising pode se beneficiar da inovação aberta

Open service innovation ou inovação aberta ajuda o franqueado a procurar ideias, produtos, serviços ou propostas inovadoras de outras pessoas ou empresas.

· 23/11/2022 · Atualizado em 29/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Colaborar, participar e engajar são as três principais ações que devem ser colocadas em prática pelos empreendedores do setor de franchising que apostam no open service innovation - ou inovação aberta - para incrementar seus negócios. 

Inovar, no sentido amplo, é criar uma solução nova, que melhore algum aspecto do negócio. Pode ser qualquer coisa, por menor que seja, desde que acrescente melhorias em alguma dimensão da franquia. E essa inovação pode partir de equipes formadas dentro da própria empresa, chamada de inovação fechada, ou feita por profissionais de fora do negócio, o open service innovation.

Entre os atores de um programa de inovação aberta, estão os inovadores, que podem ser fechados ou abertos, e os colaboradores, classificados em especializados ou integrados. A inovação aberta envolve, obrigatoriamente, a participação de agentes externos à empresa interessada em inovar: o empreendedor procura no mercado ideias, produtos, serviços ou propostas inovadoras oferecidas por outras pessoas ou empresas. 

Quais as vantagens da inovação aberta?

  1. Redução de tempo e custos: é possível contar com uma ampla rede de parceiros de forma colaborativa, diminuindo custos e acelerando o processo pela quantidade de profissionais e organizações envolvidas. O caráter experimental e descentralizado do projeto contribui, ainda, para a criatividade e troca de ideias.
  2. Redução de riscos: a inovação aberta garante uma visão muito mais completa do mercado, em que é possível saber a visão de outras companhias, startups, clientes, fornecedores, universidades, entre outros. É possível coletar dados muito mais confiáveis e amplos, para tomar as melhores decisões.
  3. Aumento do retorno sobre o investimento (ROI): a redução de riscos, a agilidade da inovação e a diminuição dos custos geram maior potencial de receita. 
  4. Valor para a marca: a inovação possibilita o desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de otimizar metodologias de trabalho já aplicadas, mas que podem ser ainda mais assertivas, melhorando a experiência dos clientes e reduzindo custos operacionais. É uma forma de afirmar aos stakeholders que o empreendimento preocupa-se com a evolução e o aprendizado do mercado. 
  5. Participação e satisfação dos clientes: diversos processos de inovação aberta contam diretamente com a participação dos clientes das empresas. Isso dá-se, normalmente, via feedbacks ou pesquisas de mercado que levam em conta a experiência dos usuários que testam as soluções inovadoras. 
  6. Novos mercados e oportunidades: a inovação aberta permite gerar não só novos produtos, mas até mercados e oportunidades de negócio. Afinal, trata-se de uma inovação mais radical, que cria grandes rupturas. 
  7. Novos modelos de negócio e fontes de receita: com a inovação aberta, o empreendedor pode usar um modelo de negócio totalmente distinto, como, por exemplo, uma spin-off para atender um público diferente do atual, ou modelos escaláveis como um marketplace.

Para que a inovação aberta realmente dê certo, é necessário ter objetivos e metas claras. Assim, o primeiro passo é elencar os problemas, as oportunidades ou as tarefas na sua empresa que podem ser automatizadas ou melhoradas. Conte com o auxílio dos seus colaboradores, clientes e fornecedores para dar essas sugestões. As metas do seu negócio podem ser classificadas como específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. 

A prática do open service innovation tem sido cada vez mais aplicada no Brasil, com resultados extremamente positivos. Além de gerar grandes resultados financeiros, a inovação aberta ajuda o mercado a ser mais dinâmico, melhorando experiências de clientes e impactando positivamente em nossas rotinas do dia a dia.

Saiba mais

Neste artigo, o Sebrae ensina como a inovação aberta pode romper as fronteiras empresariais. Já neste vídeo, a consultora Martha Gabriel, do Sebrae Digital, explica mais sobre esta ferramenta de inovação. Clique aqui para assistir.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?