this is an h1

this is an h2

Fri Jan 20 17:42:31 BRT 2023
Organização | PRODUÇÃO
Saiba como aumentar a sua produção leiteira

Descubra técnicas para aumentar a eficiência e reduzir gastos na pecuária leiteira.

· Atualizado em 20/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O leite é um dos produtos alimentares mais consumidos e importantes do mundo. Além de ser uma das maiores commodities agropecuárias, é uma fonte vital de nutrição para o ser humano. O leite é um produto alimentar rico em nutrientes, como cálcio, proteínas e vitaminas, e oferece diversos benefícios à saúde.

A cadeia produtiva do leite e seus derivados é de extrema importância para o Brasil. O país está entre os cinco maiores produtores de leite do mundo. São mais de 34 bilhões de litros por ano, produzidos, em sua maioria, por pequenas e médias propriedades. 

A produção de leite pode ser aumentada de diversas formas, desde a melhoria da alimentação dos animais até a utilização de novas técnicas de ordenha. A eficiência no manejo diminui os custos e gera mais lucros para os produtores. 

Confira a seguir algumas dicas para aumentar a sua produção leiteira e melhorar o seu negócio.  

Alimentação 

A qualidade do alimento consumido pelas vacas é o ponto fundamental para a atividade leiteira. Erros no manejo alimentar podem causar uma queda na produção de leite. Separe as vacas por estágio de lactação para adequar as quantidades de ração – quando estão no início, elas apresentam a maior produção de leite. Justamente por isso, apresentam nesse estágio maior necessidade nutricional, ou seja, alimentos mais concentrados. 

Controle da alimentação 

Além de uma alimentação correta, as vacas devem consumir a quantidade adequada de nutrientes, o que aumenta a eficácia e evita desperdícios. Consulte um zootecnista especialista em alimentação de ruminantes – ele irá recomendar a quantidade ideal de ração para o seu rebanho. A nutrição adequada ajuda a vaca a produzir mais leite durante o todo o período de lactação. 

Forneça água de boa qualidade

Cerca de 87% do leite é composto por água, o que a torna um elemento de maior importância para a atividade leiteira. Para cada um litro de leite produzido é necessário o consumo de quatro litros de água. Por isso, use bebedouros de boa qualidade, de fácil acesso, com água fresca à vontade para os animais. Ela não pode apresentar cor, cheiro e nem sabor. 

Bem-estar animal 

A vaca leiteira produz um alto nível de gasto calórico que gera stress térmico no animal, principalmente no verão. Por isso, facilitar a locomoção, dar espaço, tranquilidade e água a disposição fará com que o animal reserve mais energia para produzir leite. O manejo deve ser tranquilo, com redução de ruídos, para não gerar nenhum tipo de estresse no animal – isso causa impacto direto na produção. Não bata nos animais e não faça com que eles corram. Lembre-se: sombra e água fresca sempre! 

Quer aprofundar este conteúdo? Acesse o Relatório de Inteligência Sebrae – Indústria leiteira: como aumentar a produção de leite. 

Aproveite para descobrir mais sobre o assunto: 

Infográfico – Produção de leite

Pesquisa Setor/Segmento Agropecuário de Leite


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?