Descubra como o Lean Thinking auxilia na identificação e corte de desperdícios, melhorando o desempenho e o lucro do seu negócio.
.png)
A filosofia Lean, ou o Lean Thinking, significa ter uma empresa e mentalidade enxutas. Esse modelo de gestão empresarial nasceu do Sistema Toyota de Produção, desenvolvido no Japão pela indústria automobilística no fim dos anos 1940. Ele aumenta a produtividade e a eficiência, e é baseado em dois pilares: melhoria contínua e respeito pelas pessoas.
Para que a equação “lucro = faturamento - gastos” seja positiva, é necessário que o faturamento seja maior que os gastos da empresa.
Observando custos
Para que a equação “lucro = faturamento - gastos” seja positiva, é necessário que o faturamento seja maior que os gastos da empresa.
E, se está difícil aumentar o faturamento, a saída é trabalhar o terceiro elemento da equação: os gastos, ou seja, os custos e as despesas (matérias-primas, insumos, energia elétrica, salários, encargos e materiais de escritório, por exemplo).
Se os gastos diminuírem, ainda que o faturamento se mantenha, o lucro aumentará.
Contudo, é preciso fazer isso com muita atenção e estratégia.
Decisões aleatórias, como cortes de pessoal e diminuição na qualidade do produto, podem até reduzir custos - assim como pressionar fornecedores nas condições de pagamento e margem - mas elas provavelmente impactam também na entrega de valor ao cliente. E de maneira negativa, resultando em queda do faturamento.
A mentalidade do Lean thinking identificou sete desperdícios da produção:
Embora esses desperdícios tenham sido identificados na produção de automóveis, eles valem para outros tipos de negócios. A filosofia lean pode transformar sensivelmente a realidade dos pequenos negócios. Ela cria oportunidades para a melhoria da gestão, além de aumentar e fortalecer o comprometimento de seus profissionais.
A identificação dos desperdícios é o primeiro passo para implantar a mentalidade de empresa enxuta no pequeno negócio.
Para ajudá-lo a implantar o Lean no seu negócio, trouxemos algumas ferramentas que auxiliarão nesse processo.
Inspirado no conceito Lean, o americano Eric Ries passou os últimos anos combinando ideias de marketing, tecnologia e gestão e criou o termo “Lean Startup”, que ajuda a desenvolver produtos ou serviços verdadeiramente novos sempre com foco em evitar o desperdício.
Além disso, para apoiar os pequenos negócios nesse tema, o Sebrae desenvolveu a publicação “Enxugue sua empresa e lucre mais: sete dicas para eliminar desperdícios e entregar mais valor ao seu cliente”. O objetivo do material é oferecer dicas e informações sobre a busca de mais rentabilidade.
Além disso, a mesma publicação está disponível com casos direcionados para três outros segmentos:
Foi um prazer te ajudar :)