this is an h1

this is an h2

Mon Apr 18 11:37:08 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Saiba mais sobre o potencial de mercado da tilapicultura

A atividade econômica está em expansão e representa a maior da piscicultura nacional. A expectativa é de crescimento nos mercados interno e externo.

· 18/04/2022 · Atualizado em 18/04/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Representa 63,5% da produção nacional de peixes de cultivo. Está presente em todas as regiões do país e, em 2021, atingiu uma produção de 534.005 toneladas, segundo informações da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Se você é um aquicultor ou pretende ingressar no segmento, já deve saber que esses dados são parte de uma das atividades econômicas que mais crescem no Brasil: a tilapicultura.

Os números são expressivos e a tendência é melhorar. “Nós temos, hoje, a maior taxa de crescimento entre todas as proteínas de origem animal, e a perspectiva, a médio e longo prazos, é de que ela se mantenha, porque nós temos um espaço muito grande a conquistar. O mercado interno ainda tem um consumo muito baixo, quando se fala de peixe. A média per capita mundial é de 20 quilos; nós estamos com 10 quilos. Historicamente, o brasileiro tem o hábito de ingerir muita proteína animal, se comparado aos principais países do mundo, então nós ainda temos muito a crescer no mercado interno e no mercado externo”, explicou o presidente executivo da Peixes BR, Francisco Medeiros, em entrevista ao portal O Presente Rural.

Considerando os baixos custos de investimento, a tilapicultura configura um mercado que deve ser visto pelo empreendedor como fonte de renda viável e promissora. Mas, apesar do cenário favorável, é imprescindível que o modelo de negócio seja concebido e desenvolvido com visão profissional e uma dose extra de planejamento. Acesse aqui, no Portal do Sebrae, a cartilha Como montar um negócio para criação de peixes e saiba mais.

É fundamental que o produtor esteja atento, por exemplo, à biosseguridade, que é apontada como um dos grandes desafios do setor. Nesse contexto, a atuação deve se dar por meio de ações bem estruturadas para conter a disseminação de patógenos no ambiente de produção aquícola. “O grande desafio é sanitário, e quando o setor cresce, principalmente em um país continental como o Brasil, o risco sanitário é muito grande”, alerta Medeiros.

Você sabia?

  • O Paraná é o maior produtor de tilápias do país;
  • O Paraná e o Mato Grosso do Sul são os maiores exportadores da espécie;
  • Na região Norte, embora a produção ainda seja tímida, foi registrado um aumento de 40% de 2020 para 2021;
  • O Centro-Oeste também avança no cultivo de tilápia, representando, hoje, em torno de 11,5% da produção nacional.

O Sebrae apoia

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o potencial de mercado da tilapicultura, que tal ter o apoio do Sebrae para dar início e/ou alavancar o seu negócio? O portal Sebrae disponibiliza um time de especialistas em pequenos negócios prontos para conversar com você em tempo real ou por e-mail. Clique aqui. O serviço também está disponível por meio de ligação gratuita, pelo número 0800-570-0800.   


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?