Oportunidades para aumentar a produtividade e a competitividade de micro, pequenas e médias empresas.

O Programa Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal para aumentar a produtividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras com a melhoria das práticas gerenciais e produtivas e a transformação digital. É um programa de implementação rápida e de baixo custo que oferece apoio técnico e capacitação para ajudar empresas a melhorar a gestão, inovar em processos, reduzir desperdícios e aumentar as vendas.
O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e realizado em parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Programa está dividido em três fases:
1. Produtividade
O objetivo dessa fase é a melhoria de práticas gerenciais e otimização da linha de produção das empresas.
O atendimento, por parte do Sebrae, tem foco no aumento da produtividade e melhoria da gestão, por meio de um Agente Local de Inovação (ALI) que acompanha a empresa durante 4 meses.
Este atendimento está disponível para empresas dos setores da indústria, comércio e serviços com faturamento bruto anual igual ou inferior a R$ 4,8 milhões.
Já o atendimento do Senai tem foco no aumento da produtividade usando a metodologia da manufatura enxuta (Mentoria Lean) e é operacionalizado por um consultor que aplica técnicas de Manufatura Enxuta na empresa, em até 4 meses, juntamente com a mentoria e certificação de até 3 funcionários em ferramentas Lean. As empresas que podem ser atendidas são indústrias com até 499 funcionários.
2. Transformação Digital
O objetivo dessa fase é a implantação de solução digital para maior produtividade das empresas.
O atendimento do Sebrae tem foco na implementação de solução de transformação digital para solucionar problema previamente diagnosticado pelo ALI.
Este atendimento está disponível para empresas dos setores da indústria, comércio e serviços com faturamento bruto anual igual ou inferior a R$ 4,8 milhões e é realizado por um Agente Local de Inovação (ALI) que acompanha a empresa por aproximadamente 5 meses. As soluções disponíveis para as empresas são: CRM, ERP, marketing digital, e-commerce, precificação, digitalização de processos e monitoramento de processos.
Já o atendimento do Senai tem foco na digitalização da linha de produção (Mentoria Digital) e é operacionalizado por um consultor e um instalador que atuarão na digitalização de processos na empresa e na mentoria em conectividade de até 3 funcionários. As empresas que podem ser atendidas são indústrias com até 499 funcionários.
3. Smart Factory
O objetivo dessa fase é o desenvolvimento e adoção de soluções 4.0, por meio da chamada para seleção de projetos com foco no desenvolvimento de novos produtos que acelerem a adoção de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 por Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) industriais.
São executados projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) propostos por empresas Provedoras de tecnologia 4.0 com os Institutos Senai para a construção de soluções tecnológicas, visando sua aplicação em MPMEs.
Os projetos devem contemplar o desenvolvimento de soluções da Indústria 4.0 para resolver desafios relacionados à produtividade e melhoria de processos produtivos para MPMEs e deverão ser classificados em Technology Readiness Level (TRL) de 6 a 9.
Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o Programa Brasil Mais já atendeu mais de 90 mil empresas de vários segmentos em todo o país, com resultados expressivos. Os ganhos de produtividade foram de 24% a 42%, em média, considerando os atendimentos de Produtividade realizados por Sebrae e Senai.
Mais informações sobre o Programa e como participar, podem ser obtidas aqui.
Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.
Artigo criado a partir do conteúdo do DataSebrae
Foi um prazer te ajudar :)