this is an h1

this is an h2

Fri Jul 14 13:14:43 BRT 2023
Empreendedorismo | STARTUP
Saiba o que são startups sustentáveis, greentechs e cleantechs

Diversas startups oferecem soluções de sustentabilidade e o empreendedor deve conhecer algumas delas e saber o que são os conceitos greentechs e cleantechs

· Atualizado em 14/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As startups sustentáveis, também chamadas de greentechs, já são uma realidade no país. Elas são empresas ou negócios de tecnologia que entregam uma solução nova para o mercado a partir da sustentabilidade. No geral, são empresas inovadoras que conseguem neutralizar ou reduzir os impactos ao meio ambiente e à sociedade como um todo, através da eficiência e inovação dos processos, redução de desperdícios e de gastos desnecessários. Já as cleantechs são startups que produzem especificamente soluções de tecnologias limpas. Com o advindo da agenda ESG, o tema ganhou ainda mais destaque no universo das startups e ambas as categorias merecem ser bem conhecidas por todos os empreendedores. 

Dados e contexto das startups com o tema da sustentabilidade 

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) apontou que, em 2021, 56,1% das startups mapeadas declararam não terem iniciativas reconhecidas com práticas de ESG. Das startups pesquisadas, 15,7% possuíam projetos focados em ações sociais; 11,3% projetos de impacto do negócio no meio ambiente, gestão de resíduos, poluição e reciclagem; enquanto 7,4% relataram iniciativas em todas as frentes do ESG; apenas 5,3% relataram iniciativas de governança como ética e transparência; código de ética e cultura; compliance, entre outros. Um relatório da Allied Market Research estima que este mercado, de US$ 6,85 bilhões em 2018, cresça para US$ 44,61 bilhões em 2026.? 

De acordo com o levantamento realizado pelo Cleantech Group, atualmente existem mais de 11 mil empresas definidas como cleantechs espalhadas por 75 países. No Brasil, o número de cleantechs aumentou em 83% de 2020 a 2021, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). 

Uma série de startups vem ganhando espaço no cenário brasileiro, trazendo inovações e diversas soluções sustentáveis para empresas, organizações e pessoas. Vamos conhecer algumas delas: 

Conhecendo Startups sustentáveis 

Cerensa: Plataforma Integrada de Governança em Sustentabilidade. Automatiza as demandas ESG, centralizando a gestão e integrando com outros sistemas. Acessível para empresas de qualquer porte e segmento. 

CUBi Energia: Torna a energia elétrica visível ao gestor da indústria ao oferecer uma solução completa de gestão e otimização do consumo de energia.

Trashin: Simplifica o processo de gestão de resíduos e logística reversa, da coleta à destinação adequada, realizando a logística, valorizando o resíduo e gerando renda por meio da economia circular.

Eureciclo: Reduz o impacto ambiental das embalagens pós-consumo e fornece o selo Eureciclo para empresas, certificando ações ESG de reciclagem por meio da logística reversa de resíduos sólidos e oferecendo segurança jurídica.

iCrop: Soluções que auxiliam os agricultores na gestão da irrigação para tomadas de decisão mais assertivas e baseadas em dados. A startup tem conseguido gerar uma economia de 30%, em média, no consumo de água e energia dos seus clientes que adotam uma plataforma de gestão da irrigação.

Eco Panplas: Opera uma planta piloto e desenvolveu tecnologia para remover resíduos de embalagens plásticas de óleo lubrificante sem o uso de água — insumo utilizado tradicionalmente para este fim. O óleo residual é recuperado no processo. A startup venceu a categoria “Água” na 23ª edição do Energy Globe World Award 2022, prêmio ambiental mais importante do mundo.

UPM2: Desenvolve soluções para mobilidade urbana e alternativas financeiras para o público ainda desbancarizado no Brasil. A empresa criou o Super App SP Pass, que concentra diversas funcionalidades, desde a possibilidade de pagar a tarifa de transporte público por meio do QR Code até abrir uma conta digital. 

UpLexis: Empresa especializada em mineração de dados, oferece todo o respaldo às empresas que buscam mapear terceiros que estão alinhados com a agenda ESG. Por meio de relatórios analíticos e personalizados é possível verificar, antes de contratar um serviço, se o fornecedor tem envolvimento em processos ambientais ou multas por trabalho irregular.

Tuim: Empresa de móveis por assinatura do Brasil, revolucionou o mercado mobiliário no país. Conhecida como a “Netflix dos móveis”, a startup nasceu como uma solução simples e inteligente de consumir móveis, com total autonomia para o consumidor escolher exatamente o que quer e pelo período que precisa, o que contribui diretamente para a economia circular.

Caren: Com um sistema de protocolos inteligentes, permite que os profissionais de saúde acompanhem toda a jornada do paciente. Desde o pré-atendimento aos protocolos de pós-atendimento para o monitoramento do quadro clínico e que geram alertas em caso de piora dos pacientes, trabalha para permitir a melhora nos atendimentos e na relação médico com paciente.

ManejeBem: Trabalha junto a grandes empresas que desejam desenvolver comunidades agrícolas rurais. Pelo aplicativo ManejeChat fornece assistência técnica rural de qualidade diariamente (online e presencial), sistematicamente coletando e monitorando a melhora de dados quanto a parâmetros sociais, ambientais e agronômicos (são mais de 300 parâmetros sujeitos a serem acompanhados), traçando planejamentos estratégicos de melhoria junto às comunidades.

Usucampeão: Usa tecnologia para agilizar o processo da entrega das escrituras dos imóveis, por meio da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), oferecendo uma plataforma integrada até a entrega de certidões de regularização fundiária (CRF) em tempo recorde. 

Stella Energia: Oferece assinatura on-line de energia renovável, mais barata que o custo atual da distribuidora de energia, sem investimento pelo cliente e sem cláusula de fidelidade. 

Portal de Compras Públicas: Divulga e opera as licitações de mais de 2000 municípios brasileiros, centralizando o alerta de oportunidades de negócio e simplificando o acesso das empresas a disputas que anteriormente não seriam sequer percebidas como oportunidades.

Arquitetura Faz Bem: Realiza obras padronizadas, pensadas em escala industrial, para gerar agilidade e escala, incluindo projeto de arquitetura personalizado, todo o material de construção, equipe de obra qualificada e treinada. 

ESG: o que é e qual é a importância 

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?