this is an h1

this is an h2

Mon Mar 13 00:06:02 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Saiba por que Salvador tem o título de cidade criativa da música

A importância da música em Salvador impulsiona a economia por meio de negócios inovadores, sustentáveis, criativos e multissegmentados.

· Atualizado em 13/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A importância da música para Salvador não pode ser exagerada. Como manifestação cultural e representativa da alegria do seu povo, ela impulsiona a economia por meio de negócios inovadores, sustentáveis, criativos e multissegmentados.

A cidade, que busca se reposicionar como cidade criativa, procura integrar os roteiros turísticos para além das suas belezas naturais, unindo a estas o valor da sua cultura, identidade e urbanidade.  

O estímulo a um campo criativo, como a música na capital da Bahia, tem o potencial de fomentar o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo e a dinamização de vários segmentos da sociedade a partir de um campo da cultura. Nesse sentido, é extremamente importante a conquista do selo Cidade Criativa concedido pela Unesco e de como essa chancela impacta no aumento de oportunidades aos empreendedores criativos. 

Com cerca de 2,9 milhões de habitantes, Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil e produz uma cultura múltipla, sendo berço ou tendo desempenhado papel fundamental no surgimento de gêneros musicais diversos como o tropicalismo, o axé, a bossa nova, o samba-reggae e o samba.

Foi na capital da Bahia que nasceu uma grande inovação carnavalesca, o trio elétrico, responsável por tornar a cidade um dos destinos mais desejados do Brasil na época desta festa.  

Com seus abadás e alegria inabalável, o carnaval baiano é um evento que bate recordes de presença, sendo considerado um dos maiores eventos mundiais em volume de público. Logicamente a passagem de algo como 2 milhões de pessoas pela cidade produz um imenso impacto em diversos setores do mercado e uma gigantesca movimentação financeira. Há uma estimativa de US$248 milhões gerados em meio à alegria da música local.  

Cidade Criativa da Música 

Desde 2015, Salvador integra a Rede Cidades Criativas da Unesco. O vetor de investimentos, também promotor de desenvolvimento econômico sustentável, sai dos alto-falantes da capital baiana e ressoa pelo mundo todo.

Para quem tem a felicidade e a sorte de estar nessa cidade ensolarada, colorida e repleta de sons, alguns equipamentos culturais garantem que o turista mergulhe com os ouvidos bem abertos na música produzida na região. 

O museu Cidade da Música da Bahia tem viés socioeducativo e cultural e foi inaugurado em 2021, como parte das ações que integram o plano de ação apresentado à Unesco na época da candidatura de Salvador a Cidade Criativa da Música.

Localizado no emblemático Casarão de Azulejos Azuis, no bairro do Comércio, o espaço conta com biblioteca; midiateca; café; loja; estação interativa, onde é possível conhecer a produção musical dos bairros da cidade; instalação com depoimentos de artistas; mostras contando a história da música; sala dedicada à orquestra da Bahia; sala dedicada à produção musical atual da periferia; sala que apresenta artistas consagrados; karaokêteka; sala rap trap; cabines interativas e de mixagem; história da percussão; música e educação; sala percussão; e um lugar onde o visitante pode testar seu conhecimento sobre música.  

Além desse equipamento cultural há também na cidade um outro espaço dedicado ao carnaval, a Casa do Carnaval da Bahia, onde estão à disposição dos presentes filmes, fotos, histórias e instrumentos relativos ao carnaval, possibilitando que os visitantes façam uma viagem visual e sensorial pela festa. Mas a festa e a música se espalham por toda a cidade. Basta ter disposição de passear e entender a importância da música para a cidade, seus habitantes e os grupos de turismo que visitam essa cidade cativante durante todas as épocas do ano. 

Para empreendedores, a música, em Salvador, tem relação direta com a competitividade turística. Propulsora de desenvolvimento econômico e tecnológico, modela o comportamento social e define as memórias coletivas. Representa um negócio multifacetado e que gera muitas oportunidades de negócios criativos. A música que toca em altos volumes também movimenta altas cifras financeiras e gera oportunidades excelentes.

Quer saber mais e entender como lucrar na Cidade Criativa da Música? Entre em contato com a Unesco: Leandro Lima, Diretor do Setor de Desenvolvimento e responsável pelo Programa Economia Criativa, Prefeitura de Salvador, cityofmusic@salvador.ba.gov.br. 

Saiba mais:  

Título Cidades Criativas da Unesco estimula o desenvolvimento local 

Cidades Criativas e o desenvolvimento do Nordeste 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?