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Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
Salão de beleza por assinatura é estratégia que fideliza clientes

Pacotes de serviços preenchem a agenda dos salões em dias de menor movimento e são mais baratos para os clientes.

· 10/01/2023 · Atualizado em 10/01/2023
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Manter as unhas e o cabelo em dia, gastando pouco e sem perder muito tempo, já é uma realidade no Brasil por conta do serviço de salão de beleza por assinatura. Trata-se de um modelo em que o cliente pode realizar procedimentos simples, como manicure, pedicure e escova no cabelo pagando menos. O agendamento pode ser feito por meio de um aplicativo, ou mesmo por telefone, de forma rápida e eficiente.

O setor da beleza no país não para de crescer. Somente no primeiro semestre de 2022, houve a abertura de 109,4 mil CNPJs. Desde 2020, foram mais de 398 mil estabelecimentos abertos no Brasil. A tendência mundial dos salões por assinatura teve início em 2015 e chegou ao Brasil em 2017, quando começaram a se instalar por aqui os clubes da escova. 

De lá para cá, essa modalidade vem ganhando espaço, principalmente nas grandes cidades, trazendo benefícios ao cliente e ao dono do negócio. Além de ofertar um valor mais acessível aos tratamentos de beleza, a assinatura preenche a agenda de atendimentos e estimula a fidelização. 

Para você que já é dono de salão e quer saber como implementar essa modalidade de serviço no seu negócio, selecionamos algumas dicas:

  • Na assinatura, o consumidor paga um preço fixo para realizar serviços durante o período e você pode vender assinaturas mensais, semestrais, anuais ou conforme a sua disponibilidade.
  • Ao desenhar essa ação, deixe as regras claras: discuta com a equipe o que pode e o que não pode ofertar ao cliente. 
  • Você pode criar assinaturas e ter regras que sejam importantes para o seu negócio, como dias específicos, horários pré-estabelecidos (os de menor movimento) ou destinar apenas um profissional para atender esse público.
  • Explique detalhadamente para o profissional como funcionará o rateio e a marcação de horário.
  • Deixe o profissional decidir se quer ou não participar da venda de pacotes. O ideal é que participem apenas os profissionais que acreditam no poder de fidelização das assinaturas.
  • Estabeleça e calcule bem o desconto que será oferecido nos pacotes. Lembre-se dos produtos envolvidos e dos custos para que esse tipo de ação não lhe gere prejuízos.
  • Não aplique a assinatura em todos os serviços do seu espaço. Estude quais deles podem ser mais relevantes para a sua clientela no momento.

Para você, empreendedor que gostaria de ingressar nesse mercado, o Sebrae possui um guia completo que ensina passo a passo como montar um salão de beleza. 

Depois de montar o salão, entre tantas coisas, é hora de analisar se vale a pena criar um plano de assinaturas para o seu público. Para quem está começando no ramo, a assinatura é uma boa alternativa, pois contribui para aumentar o ticket-médio e pode movimentar os dias de agenda tranquila, como a terça e a quarta-feira. Entretanto, para que a estratégia funcione, é importante manter a qualidade dos serviços e do atendimento. Uma dica é procurar sempre encantar os clientes para que eles indiquem seu salão aos amigos.

Agora que você já sabe como montar um plano de assinatura para salões de beleza, invista nessa modalidade e movimente o seu negócio. Mãos à obra e não se esqueça de sempre divulgar os benefícios dos seus pacotes.

 
 

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