this is an h1

this is an h2

Wed Dec 14 21:52:45 BRT 2022
Empreendedorismo | SERVIÇO
Se o seu cliente não vai ao Catar, coloque o Catar na mesa dele

Traga a riqueza dos pratos típicos do país sede da Copa do Mundo 2022 para o seu restaurante e crie uma experiência inesquecível para o seu cliente.

· Atualizado em 14/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Conhecido como o Oásis do Golfo Árabe e acostumado a temperaturas altíssimas, o Catar - país sede da Copa do Mundo da Fifa 2022 - tem origem nômade e está situado em uma região desértica.

O país, que na década de 1970 viu o petróleo e o gás natural tornarem-se a base da sua economia, é considerado o país mais rico e mais seguro do mundo. Parece um lugar dos contos de fadas, não é mesmo? Mas, ele existe e muita gente já comprou a sua passagem para ir até lá assistir à 22ª edição do Campeonato Mundial de Futebol, porém, nem todos conseguirão ir…

Então, essa pode ser uma excelente oportunidade para o seu restaurante proporcionar uma experiência inesquecível para o cliente. Afinal, se ele não vai até o Catar, que tal colocar o Catar na mesa dele? Isso mesmo! É hora de começar a preparar o seu negócio para receber os clientes durante os jogos da Copa de 2022, que este ano acontece de 20 de novembro a 18 de dezembro.

Formado por longos processos migratórios, o Catar tem a influência de diversas sociedades em sua cultura e, consequentemente, na sua gastronomia. Por isso, prepare o seu restaurante com uma boa decoração e ofereça ao seu cliente alguns dos pratos típicos deste país.

  1. Saloona: sopa de carne com legumes como cenoura, batata, tomate e berinjela.
  2. Warak enab: o prato é composto de carne enrolada em folhas de uvas no formato de um cone. Ainda no preparo, ocorre essa fusão frita em óleo com especiarias e servida acompanhada de porção de batatas e arroz.
  3. Majboos: mistura arroz com proteína animal (geralmente, pedaços de frango, como coxas e peito). O destaque é o arroz temperado com bastante curry, que dá a ele a cor amarelada. Outros ingredientes completam o sabor do prato: como coentro, cominho e cravo-da-índia.
  4. Madrouba: comida que tem uma textura similar a um pirão, uma canja ou um caldo, pratos típicos do Brasil, mas a semelhança fica por aí, já que a receita do Catar mistura arroz, especiarias (como cravo e gengibre) e frango desfiado.
  5. Kousa mahshi: a base é a abobrinha recheada com arroz e carne (desfiada ou moída) e servida em um molho de tomate que leva pimenta, castanha e menta. 
  6. Luqaimat: prato bastante popular na gastronomia árabe, é uma ótima opção de petisco ou lanche, pois trata-se de bolinhas fritas feitas de massa tradicional de trigo com purê de batata. Geralmente, vem acompanhado de um recipiente de mel para mergulhar as bolinhas no doce.
  7. Umm ali: torta doce que tem a base feita com massa folhada. O recheio leva uma mistura de frutas com diferentes tipos de oleaginosas, como pistache, amendoim, amêndoas, entre outras.
  8. Khanfaroosh: lanche com uma textura que lembra a de um pão macio, porém, é feito com farinha de arroz, leite e um ingrediente especial: o cardamomo — uma especiaria bastante aromática.
  9. Kunafa com queijo: feita com uma massa açucarada à base de fios de sêmola e que tem como recheio um delicioso queijo derretido.
  10. Café: essa é a bebida típica no Catar, sendo servida em pequenas xícaras sem alças, chamadas finjan. O sabor do café é diferente do ocidental porque tem a presença de especiarias na composição do pó. O preparo e o consumo do café fazem parte do ritual local e, normalmente, é acompanhado de tâmaras, usadas para adoçar a bebida.

Como já é sabido, a culinária do Catar tem algumas restrições, como, por exemplo, a carne de porco, já que os muçulmanos não consomem esse alimento por questões religiosas. A carne de porco só é liberada para os estrangeiros, mas precisa de autorização para ser comprada.

Outro aspecto importante é que as bebidas alcoólicas também são proibidas no país. Um único estabelecimento disponibiliza as bebidas, que são vendidas somente para estrangeiros, mediante a apresentação de uma autorização. E, durante a Copa, deve permanecer exatamente assim, pois não será permitida a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. Por isso, o lado bom de você preparar o seu restaurante e oferecer a culinária típica do Catar é que os brasileiros poderão entrar no clima e ainda ter um bom drink ou uma boa bebida como acompanhamento.

Use a sua criatividade! Se precisar de um apoio, conte com o Sebrae e nos chame pelo 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?