this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 10:32:00 BRT 2023
Empreendedorismo | MERCADO GLOBAL
Sebrae ensina empresas de impacto a conquistarem mercado internacional

Medir o sucesso de um negócio a partir do impacto na sociedade e no meio ambiente ainda é desafiador para os empresários brasileiros; e-book ensina como fazer

· Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As “empresas de impacto” vieram para ficar e transformar a maneira como o mundo faz negócios. São empreendimentos que seguem a lógica de mercado, mas que se preocupam com o impacto socioambiental gerado por sua atividade principal.

Pensando nisso, o Sebrae, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), criou um e-book que analisa os desafios e as oportunidades para empresas de impacto no mercado internacional.

Para compor o e-book, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que envolveu empresas de impacto brasileiras com diferentes ofertas, tamanhos e maturidades exportadoras, e foram destacados os desafios e as oportunidades deste tipo de negócio sustentável.

Entre os desafios, estão acesso a recursos, crescimento, internacionalização, impacto diferencial competitivo, comunicação do impacto, indicadores de impacto e engajamento. Já entre as oportunidades destacam-se a demanda internacional, certificações e valor para o cliente.

Medir o sucesso de um negócio a partir do impacto que ele causa na sociedade e no meio ambiente ainda é um grande desafio para os empresários brasileiros.

Não existem indicadores estabelecidos que quantificam o impacto a ponto de sensibilizar consumidores e parceiros, mas a falta de parâmetros não impede que as empresas criem suas próprias formas de comunicar suas propostas de valor.

Entre elas, estão os relatórios de impacto socioambiental, que reforçam valores, avaliam o panorama atual do mercado e divulgam ações positivas da marca para a sociedade, de forma transparente. Ao olhar para o caminho percorrido e para o que foi conquistado, as empresas conseguem elencar quais os resultados percebidos pelos consumidores.

O mercado já começa a despertar para as iniciativas de impacto positivo e, por vezes, prioriza a contratação de empresas com essa mentalidade, impactando diretamente na decisão de compra das pessoas.

Cada vez mais, as empresas com propósito percebem o retorno financeiro das suas atividades em função do impacto socioambiental que promovem.

Certificações, selos e reconhecimento

Com o crescimento e o desenvolvimento dos negócios de impacto no mundo, surgem iniciativas que organizam as atividades empresariais com base em critérios estabelecidos, criando indicadores que avaliam o nível de impacto dos negócios.

Entre essas organizações está o Sistema B, certificação mais popular do Brasil para empresas de impacto positivo. 

Além do governo, o Brasil conta com instituições que fomentam o desenvolvimento de negócios de impacto, como a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, liderada pelo Instituto de Cidadania Empresarial, que, em 2020, publicou o texto O Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto entre 2015 e 2020, que trouxe recomendações para o ciclo 2020-2025.

Entre elas, estão o fomento a dinamizadores de impacto, a criação de negócios de impacto em territórios vulnerabilizados, a conexão com negócios ambientais e as tecnologias para impacto.

Ainda são poucas as empresas de impacto brasileiras que atuam no mercado internacional, mas este modelo de negócio é percebido como uma oportunidade de acesso a novos mercados e as certificações internacionais ajudam neste processo. 

Construir uma nova rede de consumidores e fãs da marca em um novo mercado exige tempo e conhecimento da cultura local e apostar em certificações de renome reforça princípios e valores da empresa.

Muitos empresários brasileiros que atuam de maneira sustentável acreditam que as oportunidades e o reconhecimento ainda são maiores nos mercados internacionais. Por trabalharem com produto de alto valor agregado e tecnologia intensiva, o mercado externo está mais bem preparado para absorver essa oferta.

Como ser uma empresa de impacto

Sebrae e CNI criaram um mapa de recomendações para empresas que desejam impactar o mercado de maneira positiva. Essas recomendações abrangem empresas de todos os portes e setores econômicos.

Independentemente da sua área de atuação ou do tamanho da sua empresa, seu negócio também tem potencial transformador e pode ser um vetor de mudança para gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Que tal começar agora essa mudança dando uma olhada no e-book?!

Faça agora mesmo o download e se informe!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?