Veja orientações sobre como garantir a segurança dos alimentos da produção ao ponto de venda.

O setor da panificação é permeado de particularidades, especialmente porque engloba em seu processo os setores de indústria, comércio e serviços.
Em todas as etapas das atividades operacionais devem ser observados, constantemente, aspectos relacionados às melhorias dos processos e cuidados especiais, de forma que se possa eliminar riscos de contaminação física, química e biológica aos quais os alimentos estão sujeitos.
Atualmente, cerca de 70 mil panificadoras atendem, diariamente, mais de 41 milhões de brasileiros.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), cerca de 96% dos estabelecimentos desse importante setor são micro e pequenas empresas.
Muitos desses estabelecimentos têm caráter familiar e estão distribuídos em todas as regiões do país. E tiveram que se adaptar à concorrência com grandes lojas e às demandas dos consumidores.
O pão francês ainda é o produto mais vendido na maioria das padarias brasileiras. Porém, nos últimos anos, o setor passou por várias mudanças e expansão, e hoje é comum encontrarmos também os seguintes produtos:
- Produtos de panificação (pães, roscas, bolos, pães especiais);
- Comidas prontas;
- Frios e congelados;
- Laticínios;
- Salgados;
- Produtos de mercearia;
- Bebidas em geral;
- Cafeteria;
- Produtos de conveniência (cigarros, balas, gomas de mascar, sorvetes etc.);
- Produtos de gastronomia (azeites, vinagres, temperos, frutos secos, massas etc.).
Como se sabe, os produtos secos de panificação, em geral, representam baixo risco de veiculação de doenças, porque dispõem de baixo índice de atividade de água, o que dificulta a sobrevivência e multiplicação dos microrganismos.
Porém, a incorporação de outros produtos e serviços pelas padarias tem exigido a implantação de estratégias, de um lado preventivas e, de outro, mais agressivas, tanto na área de gestão como na de produção, como a implantação das boas práticas.
Com linguagem simples, didática fácil e ilustrações, o documento Orientações de boas práticas na panificação e confeitaria – da produção ao ponto de venda traz informações atualizadas sobre como produzir os alimentos e manuseá-los desde a indústria até a hora da venda, visando os aspectos relacionados com a segurança de alimentos.
A partir das orientações da publicação, é possível implementar práticas que contribuem para a melhoria dos processos e manipulação dos alimentos e de sua exposição para venda. Nele, você vai conhecer:
- Os perigos dos microorganismos para os alimentos;
- Como os alimentos podem ser contaminados;
- Como evitar a contaminação;
- E boas práticas em uma série de processos da panificação, tais como:
- Edificações;
- Água;
- Lixo;
- Controle de pragas,
- Higiene das mãos e das superfícies;
- Proteção contra contaminação;
- Transporte;
- Congelamento;
- Resfriamento, entre muitos outros.
Acesse a publicação, comece a implementar as boas práticas para melhorar seus processos, a manipulação dos alimentos e sua exposição para vendas, e garanta a segurança e a satisfação do seu cliente consumidor.
Veja mais informações nesse e-book:
![]() |
Orientações de boas práticas na panificação e na confeitaria
Fontes: ABIP. https://www.abip.org.br/site/33702-2/.
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de alimentos e bebidas: siga as comunidades Sebrae, no Telegram.
Sebrae Bares e Restaurantes
Acesse: https://t.me/sebraebareserestaurantes
Sebrae Varejo de Alimentos e Bebidas
Acesse: https://t.me/sebraevarejodealimentos
Sebrae Mei de Alimentação
Acesse: https://t.me/sebraemeialimentacao
Foi um prazer te ajudar :)