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Wed Jun 07 04:09:26 BRT 2023
Empreendedorismo | RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ser um empreendedor da terceira idade no Brasil

Entender o comportamento e as necessidades desses empreendedores é fundamental para que sejam pensadas maneiras de apoiar e incentivar o empreendedorismo.

· 16/02/2023 · Atualizado em 07/06/2023
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Diferentemente do que muitas pessoas pensam, saber empreender não é um talento nato. Atualmente, é possível buscar uma série de especializações sobre Educação Empreendedora e, assim, desenvolver as competências necessárias para administrar um negócio próprio.

O empreendedorismo ganhou força em todas as partes do mundo, como alternativa para a promoção do desenvolvimento profissional e da independência financeira. Especificamente no Brasil, essa prática encontrou um ambiente social e cultural bastante propício.

Partindo do entendimento de que empreender é pôr em prática a capacidade de sonhar, planejar e realizar, na aposentadoria é bastante comum que as pessoas concentrem suas energias para trabalhar com o que realmente gostam.

Várias características auxiliam para isso, tais como contar com uma rede de contatos mais qualificada e uma biografia profissional que permita mapear os pontos fracos e fortes das habilidades e competências individuais.

Segundo estudo realizado pelo Sebrae utilizando dados da PNADC (2012 a 2019), no 3° trimestre de 2020 havia 25,6 milhões de “donos de negócios” no Brasil, sendo que perto de 1,9 milhão com 65 anos ou mais (3ª idade), ou seja, 7,3% do total.

O Sudeste concentra 50% desses “donos de negócios” (liderança do ranking por UF: SP com 29% e MG, com 10%).

Os donos de negócios com 65 anos ou mais possuem as seguintes características:

  • são os que mais se dedicam a um único trabalho (98,8%);
  • são os que estão há mais tempo na atividade atual (92% há mais de 2 anos);
  • são os que têm a maior proporção de chefes de domicílio (73%);
  • são os que têm a maior proporção de homens (73%);
  • são os que têm a maior proporção de pessoas brancas (59%);
  • são os que têm a maior proporção de empregadores (20% são empregadores e 80%, autônomos);
  • são os que têm mais funcionários (entre os empregadores, 29% têm 6 ou mais funcionários);
  • são os que apresentam o maior rendimento (10% ganham mais de 5 salários mínimos);
  • 36% estão em Serviços, 23% na Agropecuária, 19% no Comércio, 14% na Indústria e 8% na Construção;
  • são os que trabalham menos horas por semana.

Mas, mesmo que esses empreendedores tenham muita experiência profissional, nem sempre possuem uma visão de negócio mais apurada. Por isso, é importante analisar o mercado e fazer um plano de negócios. Além disso:

  • verificar a viabilidade do negócio: antes de dar entrada na papelada para abrir a empresa, é importante avaliar se a ideia é mesmo viável. Para isso, o empreendedor deve ser racional, imparcial e coletar informações que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa uma realidade;
  • apurar as informações: é preciso conhecer muito bem o terreno no qual se pisará. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa e ajuda na criação de metas alcançáveis;
  • atenção às finanças: identificar se o projeto trará retorno financeiro. Dar um passo por vez e procurar ser realista na hora de prever os custos de implantação e o retorno do investimento será fundamental; 
  • caprichar na organização: criar métodos de controle e planejar cada passo com o máximo critério vai fazer toda a diferença.

Por último, algumas sugestões para empreender na terceira idade com mais segurança. 

Busque ajuda: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso do empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar.

Invista em capacitação: o conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não se pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições.

Inove: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável.

Seja dedicado: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.

Saiba mais:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do DataSebrae: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Empreendedorismo-na-3a-idade-_2021.pdf

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