this is an h1

this is an h2

Tue Apr 11 11:59:34 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Série MEI Finanças: a importância de manter a ordem financeira

O MEI também gosta de boletos pagos e finanças em ordem, e isso ajuda muito o crescimento do negócio.

· 03/01/2023 · Atualizado em 11/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não é possível ter sucesso sem organização, não é mesmo? Frases como: “O faturamento tá altíssimo”, “Fizemos muitas vendas” e “Os clientes estão fazendo muitos pedidos” soam como música para qualquer empreendedor – inclusive é tudo aquilo que desejamos a você que empreende –, mas se não houver planejamento, organização, se o empresário não souber aonde quer chegar, tudo pode ir por água abaixo.

É a organização, principalmente no aspecto financeiro, o que separa aventureiros de empreendedores comprometidos. Se não houver organização, gestão financeira e acompanhamento periódico, a empresa vira um fardo e os problemas se transformam em uma bola de neve. E, vamos combinar, a sensação do boleto pago e de ver as finanças da empresa em ordem é algo extremamente satisfatório. 

Para que Microempreendedores Individuais (MEIs) possam vencer essa saga que exige disciplina e foco, desenvolvemos uma série de artigos que ajudarão você a olhar para as finanças de uma maneira menos complicada, vendo que não é o bicho de sete cabeças que todo mundo pensa. A série MEI Finanças terá 11 artigos e você está convidado, a partir deste, a acompanhar os outros textos da série.

Capacite-se

Sua primeira providência deve ser tomar nota de tudo o que você vende, gasta, investe e paga. Se você tiver essa disciplina desde o começo, já estará dando o primeiro passo para gerir de forma saudável o seu negócio. Analise o que entra, o que se paga, quanto se cobra de cada cliente. O lucro gerado é essencial para definir o quanto o negócio consegue crescer no mercado ou mesmo manter a sua competitividade. É pensar no futuro.

É muito importante monitorar os acontecimentos e os resultados, ficar de olho se o planejamento está sendo executado conforme o esperado, observar quais são os novos fatos que exigem ações e estratégias. Agir dessa forma deve ser uma rotina, e uma das formas de caminhar nesse sentido é a capacitação.

Um curso EaD interessante de fazer, com duração de somente duas horas, é o Como gerenciar as finanças da sua empresa, em que você vai aprender a fazer a análise financeira, considerando o tripé: caixa, lucro e patrimônio. Ao fim da capacitação, você conseguirá compreender a estrutura financeira de uma empresa, o funcionamento das entradas e saídas do registro de caixa e conhecer o processo de apuração de receita, custo e despesas fixas e variáveis.

Temos ainda o curso EaD Educação financeira empresarial, também com duas horas de duração, em que você vai entender as vantagens da educação financeira e de que forma ela pode estimular a utilização das ferramentas de gestão dentro da sua empresa.

Gostou? Quer mais? Acompanhe a gente nos próximos artigos!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?