this is an h1

this is an h2

Wed Feb 22 18:18:53 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Série MEI Finanças: saiba como separar o dinheiro pessoal do negócio

Existe uma diferença entre o seu dinheiro e o da sua empresa. Saiba a importância de fazer a separação entre os dois

· Atualizado em 22/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Tudo junto e misturado? Com toda a certeza, a resposta é não. Um dos maiores erros que um empresário pode cometer em sua gestão, por mais simples que seja a sua operação, é misturar contas pessoais e empresariais, seja qual for o porte da empresa.

Ao fazer isso, você pode criar uma bola de neve que pode acarretar na arrecadação de mais tributos, desencadeando multas e gerando um cenário fora de controle, o que vai comprometer severamente o negócio.

No que diz respeito à educação financeira para Microempreendedores Individuais (MEIs), uma pesquisa realizada pelo DataSebrae nos confirma que mais de 2/3 deles (68%) não tem uma previsão do saldo de caixa de seu negócio para o mês seguinte, o que pode ser uma grave consequência de misturar as contas

E o mais intrigante: quanto mais sozinho é o empreendedor, mais suscetível ele está de cometer esse erro. Por isso, atenção total aos MEIs e aos que estão começando um novo negócio: organizar e ter um plano de finanças é fundamental. 

Corra para as soluções!

Uma das primeiras providências que o empreendedor deve compreender e realizar, é fazer a gestão financeira da empresa da mesma forma que faz com o seu orçamento pessoal, mas de formas separadas: existe uma diferença entre o seu dinheiro e o da sua empresa.

Por isso, é fundamental entender a importância de separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Afinal, misturar tudo pode maquiar a real situação do negócio.

Nesse sentido, é importante buscar capacitação para lidar com a situação de administrar as finanças do seu empreendimento. Separamos para você dois cursos:

  • Como controlar o fluxo de caixa: vai ajudar você no quesito organização. Com duração de duas horas e totalmente gratuito, foi feito especialmente para quem é MEI ter contato com ferramentas que ajudarão a lidar melhor com o dinheiro que circula no seu negócio. A proposta é demonstrar, de forma simples e direta, como registrar os acontecimentos financeiros e fazer a previsão dos gastos e dos recebimentos da sua empresa. Assim, você terá condições de tomar a decisão correta no momento ideal de utilizar o dinheiro, para que tenha melhores resultados.
  • Como gerenciar as finanças da sua empresa: oferece capacitação para você aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa para alcançar melhores resultados. Também tem duas horas de duração e é totalmente gratuito.

Fuja destes cenários:

  1. Misturar dinheiro pessoal com o da empresa: usar fundo de caixa para pagar funcionário, atividades cotidianas como pequenas compras e boletos, sem qualquer registro de retirada. FUJA DISSO!
  2. Não ter definido um pro-labore ou um “salário” para o empresário: em nosso primeiro bom resultado, bate sempre a sensação do “eu mereço”, que faz muitos empreendedores gastarem o que ganham sem controle. Essa situação costuma ser um grande sabotador, por isso precisamos ter muito cuidado com a nossa saúde emocional e a maneira como lidamos com o dinheiro. Definir o valor que irá receber faz com que possíveis excedentes possam ser investidos na operação. Ter o controle minucioso das situações pessoais e profissionais é importante para saber separar e não interligá-las.
  3. Tenha contas bancárias separadas: essa é uma tarefa para ser feita PRA ONTEM!

Acompanhe os outros artigos da série MEI Finanças que o Sebrae preparou para você. Se precisar da nossa ajuda, contate-nos pelo 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?