this is an h1

this is an h2

Tue Feb 07 20:04:06 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Série MEI Finanças: vale a pena ter um funcionário?

MEI com empregado vale a pena? veja qual é o momento mais propício para a contratação desse colaborador

· 12/12/2022 · Atualizado em 07/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Chega um momento em que o empreendimento toma uma grande proporção, isso porque as vendas cresceram, os negócios foram ampliados e, claro, o serviço aumentou. Os pedidos vão se acumulando e muitos empreendedores que até então cuidavam de tudo sozinhos começam a não dar mais conta do recado. Então, talvez tenha chegado a hora de virar essa chave.

Por natureza, o microempreendedor individual (MEI) pode se enquadrar em um rol de atividades autônomas permitidas, empreende sozinho e pode faturar até R$ 81 mil por ano, salvo algumas atividades. É facultado ao MEI contratar um funcionário por carteira assinada ganhando um salário mínimo ou o piso da categoria, dependendo da sua atividade. Agora, a pergunta de milhões, é: qual é o momento mais propício para a contratação desse colaborador? Compensa mesmo?

Para tomar essa decisão, é importante que você observe alguns sinais:

  1. Sobrecarga para empreender: o cotidiano vai ficando pesado. Diante das muitas atribuições que o MEI precisa realizar, a arte de empreender requer grande capacidade de gestão, sobretudo nos tempos difíceis. Empreender sozinho também pode ser uma tarefa até mesmo desanimadora para alguns depois de algum tempo de empresa. Alguém para estar junto pode trazer um novo ar para o negócio.
  2. Não conseguir sair da operação: principalmente nas atividades em que o MEI opera na produção e fabricação de produtos, o aumento de demanda faz com que o empreendedor não consiga sair da produção e não tenha tempo para gerir ou pelo menos pensar sobre o seu negócio. A vida vira um looping para apagar incêndios. A jornada empreendedora pede do empresário a capacidade de delegar funções e não tomar tudo para si. 

Caso você decida pela contratação de um colaborador, é importante ter em mãos algumas orientações necessárias para o cálculo dos encargos e para a análise de um possível investimento de trazer um empregado para o negócio. Acesse a nossa Cartilha de Contratação de Empregado do MEI.

Qualificação

Se você é um microempreendedor individual e não entende os conceitos básicos como cliente, fornecedor, concorrentes, liderança de time de trabalho e quer aprender sobre estabelecimento de metas, controle do dinheiro e análise de resultados, o Sebrae tem um curso para você: Como administrar um pequeno negócio é um curso de três horas, superdescomplicado e agregador.

Saiba também Como gerenciar as finanças da sua empresa, um curso de duas horas que oferece capacitação para você aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa para alcançar melhores resultados.

Acompanhe também os outros artigos da série MEI Finanças que o Sebrae preparou para você. Se precisar da nossa ajuda, contate-nos pelo 0800 570 0800.




O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?