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Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Série: Os dilemas de Seu Freitas - Parte 3

O negócio do Seu Freitas virou referência e agora ele teve que adotar o SMART para estabelecer metas específicas, atingíveis e mensuráveis

· 18/11/2022 · Atualizado em 17/04/2023
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O tempo passou e o negócio do Seu Freitas, que inicialmente não tinha grandes pretensões, acabou se tornando um mercado de referência no bairro. Ele resolveu investir no aumento da infraestrutura: comprou duas pequenas casas, reformou-as e construiu um espaço razoavelmente grande que agora conta com açougue, hortifrúti e seção de frios. Ele se vê muitas vezes trazendo alguns eletrodomésticos, mas está um pouco inseguro a respeito .

Em pouco tempo Seu Freitas colheu os bons resultados de seus investimentos, pois o mercadinho se diversificava e ganhava novos clientes. Mas, como nem tudo são flores, ele não esperava crescer tanto nem tão rápido. Sua empresa estava maior do que ele tinha imaginado e, por mais que tudo estivesse indo bem, ele já não tinha mais consciência de tudo o que estava acontecendo ali. Logo começou a enfrentar os dilemas de crescimento típicos de todo médio empresário.

A crise e a oportunidade vieram com a pandemia da covid-19, em 2020. De uma hora para outra, em razão das políticas de distanciamento social, as vendas despencaram e os clientes sumiram. Seu Freitas, que sempre foi muito racional, não se desesperou. Percebeu que deveria abrir um setor de vendas on-line, que lhe garantiria reter pelo menos uma parte da clientela.

Mantendo a cabeça no lugar e as contas na ponta do lápis, coisa que ele sabia fazer bem, ele fez planos de otimizar seus recursos, aguardar um pouco nas compras, e inovar dentro do seu próprio negócio. Aquele frio na barriga de novo. O que fazer, como fazer? Dessa vez seu Freitas estava bem mais preparado e sabia que poderia vencer, desde que fosse capaz de estabelecer metas factíveis e meios para atingi-las em determinado tempo.   

Sua experiência lhe ensinara, contudo, quando um empreendedor precisa estabelecer metas, ele deve ir muito além dos seus desejos e da sua boa vontade em realizá-las. É necessário dispor de um método que defina as metas objetivamente, estabeleça prazos de cumprimento, estratégias e responsáveis por fazer acontecer. 

Em contato com o Sebrae, Seu Freitas foi apresentado ao sistema SMART, ou ESPERTA, que é um método eficiente de implementação de metas, onde cada uma delas é avaliada em termos de requisitos para atingir o resultado pretendido. De novo, ele se viu às voltas com a sopa de letrinhas. No método SMART, cada letra tem um significado: S – Specific, ou seja, o objetivo que se quer atingir; M – Measurable, a quantificação dos dados para atingir as metas; A – Attainable, as metas devem ser realistas; R – Relevant, Relevância das metas; T – Time, ou estabelecimento de um cronograma com prazos.

Assim, Seu Freitas começou a usar o Smart no mercadinho: depois de conversar com os colaboradores e com base em um levantamento do movimento dos anos anteriores, fixou o objetivo de aumentar em 30% o volume das vendas até o final do ano. Contratou mais três pessoas para esse setor e investiu 10% do lucro da empresa do semestre para aumentar o fluxo de caixa. Estabeleceu com o financeiro um cronograma para fazer a medição semanal da evolução das vendas.  

No final do ano, ele fez um balanço e constatou que, graças à aplicação do método SMART, sua empresa tinha atingido todas as suas metas e, o melhor de tudo, conseguiu manter todos os seus funcionários trabalhando em pleno pandemia. 

Agora, Seu Freitas não quer parar mais...

Saiba mais:

Definindo metas de vendas

Ferramenta: Definição de metas para PMEs

Estabelecimento de Metas

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