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Wed Jan 11 17:59:31 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Serviços à mesa: qual experiência seu restaurante quer transmitir?

Saiba neste artigo quais são os principais tipos de serviços à mesa para adotar em seu restaurante.

· Atualizado em 11/01/2023
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Você já tem um restaurante ou está pensando em abrir um e não sabe qual é o melhor tipo de serviço à mesa para adotar? Saiba que a melhor decisão passa por uma análise do cardápio e do estilo do local, com base em alguns critérios essenciais: quantidade de itens do cardápio; espaço; número de convidados ou clientes por mesa; informalidade ou não do ambiente; tempo disponível para realizar o serviço. Além disso, o tipo escolhido influencia os custos de operação do negócio, exigindo mais ou menos garçons, com maior ou menor experiência ou qualificação.

Portanto, decidir o tipo de serviço à mesa exige um bom planejamento com base em uma avaliação criteriosa, a fim de garantir a satisfação do cliente com a qualidade do serviço oferecido, aliado ao sabor da comida e conforto do ambiente. Afinal, tudo isso faz parte da experiência do consumidor. O serviço à mesa é o modo como a refeição é servida aos convidados, sendo, geralmente, realizado por garçons e existem vários tipos (veja a seguir), mas, independentemente da sua opção, pense no melhor para o seu cliente, levando em consideração o que pode facilitar a gestão do seu negócio.

Os tipos de serviços – sejam eles clássicos ou modernos, refinados ou práticos – influenciam na mensagem que você vai transmitir para o seu cliente. Por isso, defina o seu público-alvo, faça um bom recrutamento de profissionais de acordo com o serviço que vai ofertar e realize uma cuidadosa escolha dos itens de decoração e utensílios.

Os serviços

1.Serviço empratado – Pontos positivos: facilidade no preparo, garçom toma nota e traz o prato pronto da cozinha. Pontos de atenção: a cozinha deve ser ágil e organizada para não haver demora.

2. Serviço volante – Pontos positivos: moderno e requintado e não necessita de pratos e talheres, pois as refeições são no formato finger foods (miniporções para serem consumidas com as mãos). Pontos de atenção: necessário um maior número de garçons, que precisam ser ágeis, organizados e comunicar-se bem com a cozinha.

3. Serviço à americana ou buffet – Pontos positivos: o cliente se serve conforme sua vontade. Não é preciso contratar garçom. Ponto de atenção: a cozinha precisa estar atenta à reposição do buffet.

4. Serviço à brasileira – Pontos positivos: custo baixo, despojado, não precisa de garçom. Pontos de atenção: colocação das refeições à mesa, que devem ser feitas na mesma hora, os próprios clientes se servem..

5. Serviço à francesa – Pontos positivos: mais alto na escala da elegância. Pontos de atenção: repleto de formalidades, os garçons devem ser capacitados, pois o menu é dividido em três etapas, e há várias opções de pratos e talheres.

6. Serviço à russa – Pontos positivos: semelhante ao francês na escala de elegância. Pontos de atenção: sempre dois garçons qualificados para servir, os pratos são levados até à mesa em um guéridon (pequena mesa móvel) e utilizam um réchaud (fogareiro) para manter a temperatura dos pratos.

7. Serviço à inglesa – Pontos positivos: requintado e em formato de rodízio, agilidade e variedade na hora de servir. Pontos de atenção: maior número de garçons e precisam ser ágeis.

Com as dicas deste artigo, você já tem uma boa base para montar o seu serviço de mesa e colher o resultado de uma excelente experiência do seu cliente. O Sebrae pode ajudar com um bom especialista de lay out e design. Aposte nessa ideia!


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