this is an h1

this is an h2

Sun May 14 20:05:18 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
SOS MEI: nem todo mundo é o seu cliente

A importância de segmentar o mercado em momentos de crise do MEI.

· Atualizado em 14/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A jornada de empreender passa por diferentes e diversas fases e, apesar de ser desafiador, empreender é simples. Nesse sentido, o Sebrae traz a série SOS MEI, com onze artigos para ajudar você, que está iniciando a sua jornada empreendedora, a identificar pontos-chave do seu negócio que exigem atenção e pensar em soluções rápidas para remediar cenários de “apagar incêndios”. Vamos apresentar pílulas que podem trazer um respiro, mas saiba que existe um verdadeiro arsenal de consultorias, trilhas e acompanhamento que o Sebrae pode trazer para o seu negócio e fazer a sua empresa sair desse momento delicado.  

Você sabe quem é o seu cliente? Sabe por que ele prefere o seu produto, e não o seu concorrente? Pode não parecer, mas saber responder essas duas perguntas é fundamental para que o seu negócio se destaque, especialmente em momentos mais delicados, como os de crise. Isso porque é preciso ter em mente que nem todo mundo é seu cliente. Então, os esforços devem ser concentrados em atingir um público mais específico.

Quando há um cenário de crise, a segmentação de mercado é uma importante estratégia que permite buscar nichos ainda não explorados e novas oportunidades. Isso porque direcionar estratégias de marketing para vários públicos diferentes, de forma generalista, pode ser um erro e não trazer os resultados esperados.

Mas, como segmentar o mercado? É muito importante conhecer o público-alvo, realizando um estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum. É dessa forma que a empresa consegue escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios.

Os tipos de segmentação que mais conhecidos são: 

  • Geográfica: onde estão seus clientes? Em que países? Em que regiões do país? Vivem em áreas urbanas ou rurais? Em que bairros?;
  • Psicográfica: consiste em dividir os clientes em grupos, de acordo com seu estilo de vida, atitudes, valores, hábitos e opiniões;
  • Comportamental: a maneira como os clientes se relacionam com a sua marca ou serviço, por exemplo, onde compram e com qual frequência. Podem, também, ser identificados de acordo com o momento em que sentem uma necessidade.

Não se esqueça de estruturar um bom plano de negócios, onde também deve estar identificado o seu público-alvo, ou seja, qual é o mercado de atuação da empresa. Aproveite para ler mais sobre plano de negócios e para acessar ferramentas de criação de plano de negócios que o Sebrae preparou para você, nestes links: Como fazer um Plano de Negócios para sua empresa? Aprenda em 7 passos!; Ferramentas para você criar seu plano de negócio; 5 passos essenciais para montar um bom plano de negócio.

Entenda quais são os benefícios de um planejamento bem elaborado para a saúde de sua empresa, inscrevendo-se para o curso EaD: Planeje suas metas e resultados.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?