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Thu Oct 13 14:11:58 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Sua empresa é uma startup?

Conheça as principais diferenças entre startup e empresa tradicional.

· Atualizado em 13/10/2022
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Que o número de empreendedores vem crescendo a cada ano você já sabe. Com toda a certeza, deve saber também que há um modelo de negócios que tem feito muito sucesso, principalmente entre jovens empreendedores e especialmente na área da tecnologia mas não somente nessa área nem somente entre os jovens empreendedores. Estamos falando das startups.

A origem da palavra “startup” é da língua inglesa e significa “start” (começar). Assim, há quem sustente que qualquer empresa em seu início possa ser considerada uma startup, mas nem todas que estão nessa fase podem ser classificadas dessa forma, pois uma startup é um modelo de negócios que, além de estar em seu estágio inicial, é caracterizado por diversos fatores, como:

  • ser uma empresa inovadora produtos originais e diferenciados, que conseguem ganhar escala rapidamente;
  • ser escalável, ou seja, são empresas que crescem cada vez mais e ganham escala rapidamente o objetivo é atingir um grande número de pessoas em pouco tempo; 
  • exigir baixo esforço de produção de produtos/serviços, isto é, à medida que vendem mais, alcançam um número maior de clientes, e os custos de produção permanecem os mesmos ou até mesmo caem vertiginosamente quanto maior for a produção;
  • operar em cenários de extrema incerteza: não há como saber se a ideia da empresa vai realmente se transformar em um empreendimento de sucesso;
  • possuir estruturas enxutas, o que define um ritmo dinâmico e acelerado; 
  • ser ágil e flexível para se adaptar rapidamente às mudanças que ocorrem no mercado.

Como se vê, do mesmo modo como não é qualquer empresa em estágio inicial que pode ser considerada uma startup, também não é todo empreendedor que consegue se adaptar a esse modelo de negócios. Algumas características são necessárias, como:

  • autonomia: capacidade de assumir as responsabilidades pelas suas decisões e ter a independência para tomar as decisões mais adequadas para o sucesso da startup;
  • dedicação: repete-se aqui o velho ditado “somente no dicionário sucesso vem antes de trabalho”, ou seja, o sucesso somente ocorre com comprometimento e determinação;
  • disposição para assumir riscos: saber que o erro faz parte do aprendizado e que é possível voltar atrás e retomar um empreendimento após uma decisão errada; quanto mais cedo o erro acontecer, menor o custo da retomada;
  • foco no valor para o cliente: compreender as necessidades, desejos e soluções que movem o cliente em relação à determinada opção de compra; ou seja, clientes não decidem a compra aleatoriamente, existem razões financeiras, estruturais, emocionais e temporais para determinar a decisão de escolha entre um produto/serviços ou entre marcas.

É importante ter em mente que, mesmo que a sua empresa não seja uma startup ou que você não pretenda implantar esse modelo de negócios, algumas características ou alguns princípios podem ser utilizados. Então, sempre que tiver dúvidas, inspire-se em alguns exemplos: Uber, Airbnb, Instagram e Pinterest, entre outras, já foram startups.  

O Sebrae oferece o melhor apoio para você identificar as características da sua empresa e se é possível transformá-la em uma startup. Entre em contato conosco pelo 0800 570 0800. Você também pode fazer os nossos cursos sobre negócios voltados às startups, clicando nos links a seguir.

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