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Mon Feb 13 20:59:49 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Tecelagem manual e o resgate dos saberes do artesanato brasileiro

Milenar, a tecelagem manual gera renda para artesãos principalmente nas áreas de moda e decoração. Doze estados brasileiros têm grupos de tecelões catalogados

· Atualizado em 13/02/2023
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A Revolução Industrial, que teve início em 1750 na Europa, marcou também o tempo das máquinas e dos novos processos de fabricação mundo afora. Mas o trabalho feito à mão não só não foi esquecido como tem ganhado mais destaque nas últimas décadas.

Vivemos um resgate do artesanal principalmente nos segmentos de alto luxo, tanto na moda, quanto na decoração.

Para quem busca empreender no artesanato, as possibilidades de negócio na milenar tecelagem manual apontam para a sofisticação, exclusividade, sustentabilidade e mão de obra especializada.

O trabalho de entrelaçar os fios nos teares compõe a tecelagem manual utilizando dois componentes básicos: urdume e trama. Os fios do urdume são presos verticalmente, enquanto os fios da trama se entrelaçam no urdume, horizontalmente. O entrelaçamento dos fios de trama e urdume resulta no tecido.

Para quem busca empreender no artesanato, as possibilidades de negócio na milenar tecelagem manual apontam para a sofisticação, exclusividade, sustentabilidade e mão de obra especializada.

O trabalho de entrelaçar os fios nos teares compõe a tecelagem manual utilizando dois componentes básicos: urdume e trama. Os fios do urdume são presos verticalmente, enquanto os fios da trama se entrelaçam no urdume, horizontalmente. O entrelaçamento dos fios de trama e urdume resulta no tecido.

Na tecelagem manual, a criatividade não tem limites e o sucesso de qualquer empreendedor está no fato de oferecer algo específico com uma solução diferente. Os registros culturais de europeus, africanos e indígenas definem os saberes e fazeres do rico artesanato brasileiro.

E, assim, o país tem variadas tipologias de tecelagem em diferentes regiões.Atualmente, 12 estados brasileiros têm grupos de artesãos catalogados e reconhecidos que trabalham com técnicas de tecelagem manual.

É claro que nos demais estados, onde não há registro oficial de grupos em portais de referência que disponibilizam informações sobre o artesanato brasileiro, também existem artesãos, mesmo que individuais ou organizados em grupos menores, que trabalham em tear manual.

Polo mineiro de tecelagem manual

Minas Gerais é um dos principais polos de produção de tecelagem manual no Brasil e tem como exemplo a cidade de Resende Costa. Estima-se que 70% da população do município viva, direta ou indiretamente, do comércio e da produção de artesanato.

A cidade conta com cerca de 80 lojas especializadas no comércio de peças têxteis criadas em tear manual. O impacto na economia local de Resende Costa pode inspirar outras localidades a incentivar os tecelões.

O negócio da tecelagem manual contribui para a geração de renda dos artesãos e também para a manutenção de saberes de geração para geração. Há, ainda, a inibição de processos migratórios dos membros da comunidade em busca de emprego, graças aos hubs produtivos em torno deste fazer ancestral.

Chanel reverencia os artesãos

No âmbito global, o empoderamento do artesanal, principalmente da tecelagem manual, tem seu grande registro no aval da grife francesa Chanel. Em dezembro de 2022, a marca de luxo apresentou no Senegal mais uma edição de seu Métiers d'Art, como é chamado o projeto que homenageia seus artesãos de bordados à tecelagem.

Ainda na moda, a produção artesanal vem sendo resgatada e ampliada por marcas ligadas ao slow fashion e à sustentabilidade. Citamos algumas grifes para ficar de olho 11.11 / onze onze, Lemlem, Khaloom, The Handloom.

Para homenagear o dia do artesão brasileiro, comemorado em 19 de março, o Sebrae produziu uma série de três lives com experts e que ficaram gravadas no canal do YouTube.

Na live de estreia, entre dicas e tendências, vale anotar: “é preciso encarar o negócio do artesanato como negócio, cuidar da organização, das vendas e finanças. Estar onde o consumidor quer comprar”.

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