this is an h1

this is an h2

Wed Dec 07 23:54:07 BRT 2022
Organização | AGROECOLOGIA
Tecnologias sociais garantem o desenvolvimento da agricultura familiar

Ferramentas promovem inovação e condições adequadas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, inclusive com uso de energias renováveis.

· Atualizado em 07/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A agricultura familiar responde por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros, de acordo com informações divulgadas pelo governo federal. A importância deste setor produtivo para a segurança alimentar dopPaís é inegável, e seu contínuo desenvolvimento depende do acesso às chamadas tecnologias sociais, incluindo aquelas que fazem uso de energias renováveis. 

As tecnologias sociais, no contexto da agricultura familiar, têm o objetivo de promover inovação e condições adequadas para o desenvolvimento sustentável dos processos produtivos locais, beneficiando aqueles produtores que desenvolvem atividades econômicas no meio rural utilizando, principalmente, a mão de obra da própria família e atuando em sua propriedade.

Por meio dessas ferramentas, os agricultores conseguem otimizar o uso de recursos disponíveis, facilitando as rotinas da produção agrícola e rural e melhorando a qualidade dos produtos obtidos pela agricultura familiar, aumentando seu potencial competitivo. Por tudo isso, as tecnologias sociais são ferramentas de empoderamento e inclusão social.

Benefícios do uso de tecnologias sociais na agricultura familiar

As tecnologias sociais caracterizam-se por baixo custo, simplicidade, fácil aplicabilidade e resultados que geram pouco impacto ambiental e alto impacto social. Para que uma tecnologia seja classificada como social, também é importante que os materiais necessários estejam disponíveis localmente, e a construção da ferramenta não dependa de licenças ou autorizações.

Entre os benefícios do uso das tecnologias sociais na agricultura familiar, podemos listar:

  • Redução dos custos de produção;
  • Possibilidade de produção em larga escala;
  • Aumento da eficiência e da segurança nos processos produtivos;
  • Redução das perdas graças ao combate de pragas e doenças;
  • Tratamento do solo;
  • Sistemas de irrigação com uso racional de água.

Tecnologias sociais para maior eficiência energética

A escassez e a deficiência de recursos hídricos e energéticos sempre foi um dos obstáculos para o crescimento da agricultura familiar no Brasil. Justamente por isso, a busca por soluções práticas, seguras e acessíveis tem levado cada vez mais produtores rurais a apostarem nas tecnologias capazes de garantir esses recursos.

Umas das opções que mais se adequa ao contexto da agricultura familiar é o aproveitamento da energia solar, tanto no aquecimento quanto para produção de energia, seja ela térmica ou fotovoltaica. O sistema fotovoltaico utiliza um conjunto de placas solares, inversor solar, cabos, conectores e uma estrutura que acomoda as placas para gerar energia elétrica. Já a energia térmica é aquela que aquece diretamente a água por meio de boilers, sem produção direta de energia elétrica. 

Para sistemas de aquecimento, também pode-se optar pela energia da biomassa, extraída de fontes renováveis a partir de matéria orgânica de origem animal ou vegetal. A biomassa pode ser aproveitada em combustão direta, processos termoquímicos ou processos biológicos. A energia gerada por essa matéria pode ser aplicada a sistemas térmicos de geração de energia elétrica que utilizam turbinas a vapor ou em sistemas de aquecimento.

O uso de geradores de energia elétrica movidos a diesel e gasolina também tem sido amplamente adotado nos núcleos de produção rural familiar, especialmente em propriedades que sofrem com as quedas constantes na rede de distribuição. Recursos como este garantem a continuidade produtiva e reduzem perdas de maneira significativa.

Soluções para uso racional da água

Também são tecnologias sociais na agricultura familiar os poços artesianos e sistemas de captação de água da chuva, que têm sido amplamente adotados nos núcleos familiares agrícolas de todo o país. Com o apoio de sistemas estruturados a partir de bombas d’água, por exemplo, esses produtores têm garantido recursos hídricos tanto para o plantio (irrigação) e manejo de animais quanto para o suprimento da demanda familiar na propriedade rural.

Os sistemas de irrigação por aspersão e o combate às pragas com a aplicação de inseticidas por meio de pulverizadores contribuíram diretamente para o crescimento e consolidação da agricultura familiar no Brasil. Além da redução de perdas nos períodos de estiagem, os sistemas de irrigação – aliados às técnicas de bombeamento hídrico – permitiram uma produção mais uniforme e em grande escala, garantindo competitividade para os pequenos. 

A busca pela autossuficiência e pela otimização dos processos produtivos tem levado muitos produtores rurais a aproveitarem seus próprios recursos para a produção de adubos, silos e rações para o trato animal. Além do beneficiamento do solo decorrente do revezamento das culturas de plantio no próprio terreno, o acesso às ensiladeiras tem permitido que esses produtores rurais fabriquem o alimento ou complemento alimentar necessário para seus rebanhos, especialmente os que investem no confinamento de gado.

A eficiência da agricultura familiar depende do acesso às tecnologias, e é importante que o produtor conheça as opções que não exigem grande estrutura ou muito investimento. As tecnologias sociais são ideais para esse modelo produtivo por adequarem-se às necessidades de cada propriedade rural, gerando economia, eficiência no uso de recursos naturais e mais competitividade e renda.

FAVORITAR
Botão favoritar

Saiba quais são as principais características das tecnologias sociais:

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?