this is an h1

this is an h2

Mon Mar 27 19:30:15 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Tendência soft opening: uma boa prática para testar seu negócio

A tendência soft opening é uma excelente estratégia para o empreendedor corrigir possíveis erros e aprimorar os serviços antes da inauguração

· Atualizado em 27/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O soft opening, em uma tradução literal, consiste em uma leve abertura antes da inauguração de um negócio, feita, normalmente, sem divulgação e para apenas alguns poucos clientes. O objetivo é testar os serviços do estabelecimento (bares e restaurantes) antes de abrir para todas as pessoas.

Segundo artigo divulgado pelo Sebrae, O que é soft opening?, trata-se de uma estratégia de Marketing utilizada para testar um Modelo de Negócio, produto ou serviço, antes do lançamento oficial no mercado. O Soft Opening é o momento de estrear a operação da empresa, como uma maneira de checar a experiência do cliente em um cenário, digamos, mais controlado. Isso porque o empreendedor escolhe quem serão os usuários do serviço, o que será testado, em um horário predeterminado.

Por que fazer soft opening?

Inaugurar um bar ou restaurante é bem complexo e cheio de atividades que precisam ser muito bem planejadas e organizadas para que não aconteçam problemas. Mas sempre ouvimos falar sobre erros que acontecem e, por algum motivo, não foram previstos.

Talvez porque seja mais fácil identificar os erros na prática. O grave nisso tudo é que, depois de aberto e com os erros cometidos, o risco é o cliente ficar com essa impressão do seu estabelecimento e não voltar mais.

Os designers usam protótipos antes de lançar um produto, testam diretamente com o usuário. É o mesmo sentido. Se existe a possibilidade de testar com poucas pessoas, horário reduzido, público convidado com o objetivo de dar os feedbacks necessários, a prática deve ser aplicada, pois é a solução ideal para evitar muita dor de cabeça.

Vamos pensar, por exemplo, em um jogo da copa: são meses de treinamento até o dia da estreia e, mesmo assim, algumas coisas ainda podem dar errado. 

No soft opening, tudo pode ser testado, desde a chegada do cliente até a sua saída. Cronometrar, por exemplo, o tempo que leva o pedido feito até a sua chegada. Verificar o sabor, a apresentação do prato e se o cliente gostou. De fato, é uma forma muito inteligente em não se estressar no dia que deve ser o mais importante: a abertura oficial do negócio.

Como fazer?

A estratégia é bastante simples de ser colocada em prática. Fizemos, a seguir, um check list para facilitar a sua execução:

  • Pense numa lista de convidados: ela deve conter apenas amigos, familiares e profissionais para poder confiar nas críticas e sugestões;
  • Comunique os convidados de que se trata de um teste, assim irão ficar bem atentos a todos os detalhes para poderem fazer críticas construtivas e darem as suas sugestões;
  • Prepare bem a equipe para não ficar nervosa, afinal estarão sendo avaliados o tempo todo. Aliás, antes da inauguração do bar/restaurante, o treinamento da equipe é essencial.
  • Organize como vai receber o feedback dos convidados;
  • Faça avaliações com toda a equipe no dia seguinte a partir das avaliações feitas;
  • Corrija os problemas mais rápido possível.

A soft opening é um excelente exercício de gestão na prática e com o envolvimento de todos interessados em que o estabelecimento obtenha muito sucesso.

Gostou? O Sebrae é especialista em gestão, fale conosco!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?