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Thu Jun 08 10:57:40 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Tendências de negócio para empreender em 2023

Quer investir em um negócio próprio? Conheças alguns setores que estão em alta e como se capacitar em cada um deles.

· 01/04/2022 · Atualizado em 08/06/2023
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Quem deseja empreender precisa estar atento às tendências do mercado o tempo todo. Basta olhar ao redor para perceber como as relações de compra e venda e as necessidades do consumidor mudaram nos últimos anos.

Embora o mercado ainda tenha incertezas, alguns setores demonstram um forte potencial. Se você deseja montar um negócio que atenda a essa nova realidade, mas ainda não sabe como, leia este artigo até o final e inspire-se nas tendências para empreender em 2023.

Vontade de empreender

Se você quer ter sucesso em seu empreendimento, é preciso conhecer a fundo o mercado em que vai atuar e fazer um bom planejamento antes de começar. 

Identificar as áreas que estão em alta e aprender sobre o conceito de empreendedorismo te dará uma visão mais ampla de onde investir os seus recursos.

E, todo ano, muitos empreendedores podem se perguntar: o que o próximo ano reserva para os negócios? Mesmo em meio a um cenário repleto de incertezas políticas e socioeconômicas, já há indícios de quais serão as maiores tendências em 2023, ao menos no setor empresarial.

Bernard Marr, autor de best-seller e referência mundial em futurismo, compartilhou recentemente algumas tendências que, em certo grau, já vivenciamos atualmente, mas que tendem a se fortalecer em um futuro próximo. 

Com a necessidade cada vez maior de estabelecer uma conexão profunda com o cliente, entender o que estará em alta em 2023 pode prepará-lo para incrementar o customer experience e refinar a proposta de valor da sua solução, aumentando as vendas.

Tendências

As tendências de negócios para 2023 têm como principal base a mudança de comportamento dos consumidores ocorrida nos últimos anos, a qual foi fortemente impulsionada pela pandemia de covid-19. Vejamos:

Transformação digital

Você já ouviu falar algo a respeito de inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, cloud computing, blockchain, 5G. De acordo com o autor Bernard Marr, essas tecnolgias continuarão liderando transformações em todos os âmbitos, construindo um futuro cada vez mais digital e conectado.

De acordo com a WGSN, haverá cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos, e 75% da população mundial acessando a internet. 

Por isso, além de impactar decisões estratégicas e até reinventar modelos de negócios, essas tecnologias emergentes estão sustentando novas concepções a respeito da relação entre on e off – nesse mundo conectado, naturalmente, o desejo por opções híbridas e experiências “phygitais” aumenta. 

E-commerce

O mercado digital veio para ficar. A tendência é de que as compras on-line continuem em ascensão. Quer abrir a sua loja virtual? Faça o curso gratuito do Sebrae e saiba como começar. Aprenda também sobre estratégias de gestãologística e planejamento do seu e-commerce em outros cursos disponíveis no site.

Criação de conteúdo

Com a expansão das redes sociais e o aumento das vendas on-line, investir em cursos de marketing digital tem sido uma aposta promissora, já que a demanda por profissionais para produzir textos para sites, blogs e redes sociais não para de crescer. Para quem deseja se especializar nessa área, é importante estar sempre atualizado.

Dropshipping

Não tem recursos para investir neste momento? O dropshipping pode ser uma boa saída para você. Esse formato vem ganhando espaço e continua como boa aposta para 2023. Nesse tipo de negócio, a pessoa atua como intermediária na venda de um produto ou serviço, ou seja, como uma revendedora. E não há a necessidade de o produto estar em processo de produção ou em estoque.

Quer saber o passo a passo para abrir um negócio como esse?  Confira aqui um artigo do Sebrae sobre o assunto.

Importação de produtos

Consumir produtos de outros países já é tendência há bastante tempo. Por isso, o setor de importação pode ser uma boa opção para quem deseja empreender.

Os itens podem ser comercializados em lojas físicas ou virtuais. Essa é uma boa solução para quem tem pouco capital para investir nesse início de negócio. Outro ponto importante é conhecer o público para importar produtos que tenham uma saída considerável. Fazer uma boa pesquisa de mercado e conhecer as regras de importação é essencial.

Descubra formas de importação direta e indireta e aprenda a escolher as mercadorias ideais para a sua empresa com o curso do Sebrae sobre importação de produtos. Comece agora!

Infoprodutos

Uma outra aposta para este ano são os infoprodutos. Já pensou em vender o seu conhecimento sobre determinado assunto e fazer disso um negócio? Nesse caso, o empreendedor é um criador de soluções digitais, oferecendo cursos on-line, e-books, videoaulas e apostilas para capacitar públicos interessados em assuntos específicos. Para mais informações, leia esse artigo do Sebrae.

Experiência imersiva do cliente

Recomendações e atendimento on-line são soluções que permitem uma relação entre marca e cliente mais íntima, afinal, além de contar com conhecimento prévio sobre o comportamento de compra, torna a empresa mais preparada para atender as expectativas do consumidor de maneira mais proativa e personalizada.

Contudo, o mercado está evoluindo e as palavras que estarão mais presentes a partir de 2023 são: imersão e interatividade.

Desde o momento em que o Facebook mudou o nome para “Meta” e anunciou que estaria evoluindo de uma empresa de mídia social para uma empresa do metaverso, muitos de nós naturalmente passaram a relacioná-lo a empresas de tecnologia, contudo, o metaverso vai muito além e já apresenta grandes oportunidades para o varejo.

Tokens digitalizados, NFTs e o dCommerce (comércio descentralizado) já estão emergindo, não só como novas maneiras de impulsionar as compras como também como estratégias capazes de acelerar o envolvimento com a marca, aumentando a fidelidade.

Os varejistas podem disponibilizar representações de roupas, joias e acessórios, e a partir de tecnologias imersivas como realidade aumentada (AR), tornar a experiência de compra muito mais interativa.

A adoção de headsets de AR é um fator crucial para a popularização, e segundo projeções, serão usados frequentemente por 75% da população global até 2025 – o que indica que o metaverso veio para ficar e, enquanto amadurece, grandes marcas já estão tentando desbravá-lo.

Como você pôde ver, as novidades que prometem despontar no empreendedorismo brasileiro em 2023 estão relacionadas ao mercado digital. E tudo indica que esse nicho de mercado veio para ficar!

E você, já se preparou para isso?

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