this is an h1

this is an h2

Wed Jul 12 15:39:45 BRT 2023
Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
Tendências do franchising

Após o impacto provocado pela pandemia da covid-19, setor volta a crescer apostando nos novos rumos da economia e dos consumidores

· Atualizado em 12/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Depois de ter sofrido o impacto da pandemia da covid-19 em 2020 e 2021, o setor de franquias experimentou uma recuperação financeira considerável em 2022. Segundo o site da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento teve um crescimento de 18,7% no 3º trimestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021, com o faturamento saltando de R$ 47,3 bilhões para R$ 56,2 bilhões. Se comparado ao mesmo período de 2020 — ano em que o mercado foi fortemente atingido pela pandemia da covid-19 —, o crescimento foi ainda maior, superando os 28%. 

Conheça aqui as principais tendências do franchising este ano. 

  • Mercado seguro – o franchising sempre foi um porto seguro para o empreendedorismo por trabalhar com marcas estabelecidas. A própria recuperação do setor mostra que se trata de um mercado flexível, que resiste a crises e está sempre crescendo. Franqueado e franqueador precisam consolidar essa recuperação e a expansão da rede deve ser vista com bons olhos por ambos. 
  • Franchising 4.0 – sintetiza uma realidade que já é vivenciada há alguns anos no mercado de franquias: redes que buscam um crescimento exponencial recorrendo ao digital, como ferramentas de gestão, treinamentos EAD, e focando no fator humano da relação franqueador-franqueado. O uso massivo de tecnologia, marketing digital e sistema de gestão ajuda a acelerar a expansão da marca.  
  • Formas de pagamento – a pandemia também consolidou a forma de pagamentos por Pix e outros meios digitais. Mas ainda há exceções, como no caso de uma base de clientes mais idosa, desacostumada a usar eletrônicos e cartões de crédito. Em casos como este, ainda é cabível o uso de métodos tradicionais, como dinheiro físico, boletos bancários e carnês de pagamento. 
  • Delivery – os serviços de entrega cresceram exponencialmente durante a pandemia, o que reduziu as perdas do segmento, e tendem a ser mantidos para o futuro. Estar presente nos aplicativos de delivery é uma forma de dar maior visibilidade à sua rede.  
  • Aplicativos próprios – outra mudança que veio para ficar: franquias que adotam aplicativos de delivery próprio. A ABF detectou um aumento significativo no percentual desse tipo de vendas: em 2021, apenas 0,2% das vendas eram realizadas por aplicativos de delivery próprios; em 2022, esse percentual atingiu 4,5%. 
  • LGPD – a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige o consentimento da pessoa para que as empresas possam utilizar seus dados. Como no franchising é comum essa captação, a atenção deve ser redobrada, pois caso haja vazamento de dados, a franqueadora será responsabilizada. Deve-se estabelecer uma gestão de dados rigorosa, informando as obrigações e responsabilidades para os já franqueados, mas também aos interessados na inclusão do tema em contratos e na Circular de Oferta de Franquia. 
  • Formato home-based – a pandemia popularizou o home office, mas muitos já faziam esse tipo de serviço nas franquias home based, nas quais toda a operação é feita remotamente por meio da tecnologia.  

Outras tendências 

  • Moda masculina – o Sebrae revelou que o segmento de moda movimentou no Brasil mais de US$ 13 bilhões só com o vestuário masculino. Mundialmente, a receita chegou a US$ 489 bilhões e já representa cerca de 30% de todo o faturamento do mercado de artigos de vestuários. No franchising as redes de franquias de moda masculina vem crescendo ano após ano.   
  • Cozinha 4.0 – é inspirada na indústria 4.0, que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias para melhor eficiência nos processos de um negócio. É implementar a tecnologia nas cozinhas dos restaurantes a fim de qualificar a produção ao mesmo tempo em que reduz ou elimina desperdícios. 
  • Aposta na tecnologia – a tecnologia ajudou diversas franquias a se manterem de pé em 2021. Automatizar e otimizar processos tornou-se uma necessidade tanto para franqueadores quanto para franqueados. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio é um diferencial da sua empresa. Softwares para franquias, como a Central do Franqueado, são ideais para gestão de rede e comunicação entre o franqueador e o franqueado.  

A pandemia também provocou mudanças no comportamento do consumidor, como mostrou, por exemplo, a generalização da tendência do delivery. E o delivery é apenas uma das mudanças que vieram para ficar, mas há várias outras, como o uso cada vez menor de plásticos e a preocupação com fabricar produtos que não fazem testes em animais. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?