this is an h1

this is an h2

Fri Mar 10 22:15:00 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Tendências do setor de alimentos e bebidas para 2023

Mayra Viana, analista de competitividade do Sebrae Nacional, dá dicas sobre quatro pontos importantes de serem observados no setor de alimentos e bebidas.

· 20/12/2021 · Atualizado em 10/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

É importante lembrar que a pandemia de covid-19 foi um fator que provocou grandes transformações no mercado de consumo, especialmente nos hábitos do consumidor brasileiro.

Diante disso, levantamos alguns pontos de interesse do empreendedor, que podem representar oportunidades de negócios e devem ser mais bem observados nesse novo ciclo:

1 - Atenção à saúde física e emocional

A primeira preocupação está relacionada à saúde, tanto física quanto emocional. Isso gera oportunidades para alimentos funcionais, para produtos que contribuem com a imunidade das pessoas e comidas da linha confort food, que trazem “aconchego” para o consumidor. Também precisamos reforçar a higiene e a segurança dos alimentos, que representam uma preocupação importante do consumidor, principalmente aquele que come fora de casa.

2 – Alta do delivery

Em segundo lugar, destacaria a alta do delivery, das dark kitchens e das dark stores, que são aquelas lojas que não têm porta aberta para a rua, mas que entregam direto para o consumidor. Muitas pessoas se acostumaram com as compras digitais e não vão abandonar completamente esse hábito.

3 - Alinhamento de valores éticos e sustentáveis

Um terceiro ponto é o alinhamento de valores. O consumidor está de olho no que as empresas estão praticando e comunicando. Valorizar os produtores locais, trabalhar com ingredientes sustentáveis, ter embalagens mais ecológicas são algumas das oportunidades nesse sentido.

4 – Opções com preços acessíveis

Por fim, vale lembrar do cenário econômico. Os alimentos e bebidas estão pesando muito no bolso do consumidor, e as empresas precisam adequar-se a esse cenário, priorizando produtos saborosos, mas que sejam mais acessíveis.

A gente acredita que os empresários que fizerem reflexões e transformações em pelo menos alguns desses quatro pontos, devem entrar em 2023 com o pé direito.

Quer acompanhar dicas e novidades sobre bares e restaurantes? Acompanhe nossa comunidade no Telegram

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?