Ao terceirizar atividades, a empresa pode concentrar esforços no negócio-chave e ampliar lucros.
As pequenas Indústrias de Base Tecnológica (IBTs) podem ampliar consideravelmente sua margem de lucro ao terceirizar atividades que não façam parte de seu negócio principal ou core business, em inglês.
A terceirização é a contratação de empresas ou prestadores de serviços para uma atividade específica. A vantagem para quem contrata é que o terceiro, em geral, é um especialista naquilo que não é o centro das atividades do contratante. E, portanto, tem melhores condições de prestar um bom serviço a preços que, quase sempre, saem mais em conta do que o realizado internamente.
A Lei da Terceirização
Uma das atividades que mais cresce em todo o mundo, a terceirização ganhou força no Brasil com a aprovação da Lei 13.429, de 31 de março de 2017. Conhecida como Lei da Terceirização, ela fez parte da reforma trabalhista realizada pelo governo Michel Temer (2016/2018).
A Lei 13.429 modificou a Lei 6.019, de 1974, que regulamentava o trabalho temporário. Entre outras medidas, ela permitiu a terceirização nas chamadas atividades-fim das empresas, isto é, nos processos que fazem parte de sua operação principal, e não apenas nas atividades-meio.
Como exemplo, uma pequena metalúrgica hoje pode terceirizar a produção de uma peça para um prestador de serviço sem correr o risco de enfrentar uma ação judicial exigindo reconhecimento de vínculo trabalhista.
A nova lei também estendeu para nove meses o prazo limite de contratação de temporários em uma empresa.
Os cuidados
Apesar das garantias estabelecidas pela Lei da Terceirização, é importante ter muito cuidado na elaboração de contratos com prestadores de serviços, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
A terceirização pode ser praticada hoje em uma ampla gama de atividades nas empresas. Isso permite, por exemplo, que você expanda sua capacidade produtiva sem a necessidade de contratar um grande número de funcionários ou buscar novas áreas para fazer a ampliação física.
Em certos segmentos, porém, a terceirização é mais antiga e a existência de inúmeras empresas especializadas funciona como garantia de serviços de boa qualidade a preços razoáveis. Confira a seguir algumas dessas áreas.
- Serviços administrativos - muitos serviços importantes para o funcionamento da empresa na área administrativa podem ser terceirizados com facilidade, como recepção, portaria, limpeza, assistência jurídica, contabilidade e recursos humanos. Confira este outro material do Sebrae: Benefícios da terceirização da folha de pagamento.
- Segurança - com o crescimento da violência, principalmente nas grandes cidades brasileiras, serviços especializados de segurança são cada vez mais procurados, visando ao bem-estar de colaboradores e clientes. São serviços que têm normas próprias, bastante rígidas, que o tomador de serviços repassa ao prestador terceirizado, evitando um enorme trabalho.
- Logística - terceirizar o transporte de cargas e pessoas é uma estratégia excelente para não imobilizar recursos na compra de veículos que, com frequência, permanecem ociosos, além de evitar gastos com manutenção, seguros e pessoal.
- Tecnologia da informação - outra área já tradicional na terceirização é a de TI. A contratação de um prestador de serviços, seja ele pessoa física ou jurídica, evita despesas permanentes com profissionais caros e equipamentos sofisticados.
Agora que você conhece melhor a terceirização, que tal estudar as vantagens que a contratação de prestadores de serviços em determinadas áreas pode trazer a você e seu negócio? O Sebrae pode ajudá-lo(a) em cada passo dessa jornada!
Consulte também outros artigos relacionados, como Mudança organizacional nas IBTs e Ferramenta MRP traz benefícios para a gestão de empresas de IBT.
Foi um prazer te ajudar :)