this is an h1

this is an h2

Mon Feb 13 14:38:43 BRT 2023
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Termos indispensáveis no mundo do empreendedorismo

Mesmo diante de tanta oferta de informação, alguns elementos são fundamentais para elevar as possibilidades no empreendedorismo

· Atualizado em 12/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empreender não é uma tarefa fácil e vários termos específicos do setor podem confundir quem está começando um novo negócio ou mesmo quem já tem o seu negócio estabelecido. Entender o que cada um desses termos significa e como aplicá-los em seu negócio é essencial para o crescimento da sua empresa.

Mas, o que é empreender? Nada mais é do que saber identificar problemas, necessidades ou oportunidades e abraçar aquela temática com uma solução inovadora, seja um negócio, um movimento ou até mesmo um projeto.

Mas, para além da palavra empreendedorismo, existem diversos outros termos que estão presentes no dia a dia dos donos de negócios, quer em situações como reuniões com clientes e negociação com fornecedores ou até mesmo internamente. Dominar os termos comuns do meio faz com que o empreendedor esteja mais preparado para lidar com o dia a dia do negócio e com o mercado.

1 - Benchmarking

O benchmarking é a prática de analisar com os negócios concorrentes para apontar diferenças e aprender sobre novas tendências, a fim de trazer melhorias para a sua própria empresa.

2 - Expertise

Palavra de origem francesa que significa experiência, especialidade. Toda empresa deve ter uma expertise principal bem definida, para que possa se destacar no mercado, tanto junto aos clientes, quanto junto aos concorrentes.

3 - Capital de Giro

O valor do capital de giro de uma empresa é a quantia que aquele negócio precisa para continuar com as suas operações em dia. Um capital de giro negativo indica que a empresa está gastando mais do que está recebendo, e o capital de giro positivo é o exato oposto, quando a empresa está recebendo mais do que gasta.

4 - Compliance

O termo significa basicamente cumprir com as regras. É estar sempre de acordo e dentro dos regulamentos, obrigações legais e diretrizes de atuação do seu negócio.

5 - Mindset

O termo em inglês significa mentalidade ou modelo mental. É a maneira como uma pessoa pensa ou encara os desafios. Como as empresas são compostas por pessoas, essas irão imprimir uma determinada maneira como a organização responde às mudanças de mercado, dentre outras.

6 - Networking

Refere-se a toda a rede de relacionamentos da organização. Manter relações harmoniosas com fornecedores, negócios do mesmo ramo e possíveis investidores é sempre crucial para a progressão de um negócio.

7 - Trends

Traduzido do inglês, significa tendência, que leva algo ou alguém a seguir padrões ditados por uma pessoa ou grupo de pessoas. 

8 - KPI

KPI é a sigla em inglês para “Key Performance Indicator'' e a tradução mais adequada seria “Indicador chave de performance”.  É a maneira de medir se os objetivos da empresa estão sendo alcançados.

9 – Soft Skills

Significa, traduzido do inglês, habilidades profissionais, relacionadas a características pessoais. 

10 - Métricas

São formas de medir os resultados da empresa. Analisar com cuidado as métricas é necessário para aprimorar o que está fraco, continuar aquilo que está forte e ficar atento a novas tendências.

11 - Breakeven

O termo significa um ponto de equilíbrio, quando a receita da empresa é o suficiente para arcar com os seus gastos de produção. É um marco zero, um ponto onde não há mais prejuízo e um passo para a geração de lucro.

12 - ROI

ROI, sigla em inglês para “Return on Investment”. Em português, “Retorno Sobre o Investimento”. É o cálculo que mostra o retorno que a empresa teve sobre o quanto ela investiu. 

13 - CRM

CRM é a sigla em inglês para “Customer Relationship Management”, que em português significa “Administração de relacionamento com clientes”. Além de sistemas para registro e administração de clientes, CRM é também um conjunto de práticas para relacionamento com o consumidor, para gerar proximidade e fidelidade do cliente para com a marca.

14 - Outsourcing

Significa terceirização. Terceirizar algumas tarefas faz parte da rotina de qualquer empreendimento. Assim, serviços como limpeza e segurança, por exemplo, são comumente feitos por empresas especializadas.

Para saber mais, faça os cursos do Sebrae:

Se quiser conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CasRGQtMB97/?utm_source=ig_web_copy_link

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?