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Fri Dec 16 02:32:38 BRT 2022
Empreendedorismo | SERVIÇO
TikTok como ferramenta de marketing

Saiba como usar a plataforma e criar conteúdo para a sua marca de moda.

· Atualizado em 16/12/2022
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Atrás apenas da China, o Brasil é o segundo país do mundo com mais usuários da plataforma TikTok: são quase cinco milhões de brasileiros que acessam conteúdos de todos os tipos, ou seja, viralizar na rede é relevante, especialmente para quem quer atingir a geração Z. Sim! A maior parte dos usuários do TikTok  (66%) tem menos de 30 anos, sendo a maioria da faixa etária entre 16 e 14 anos.

Embora ninguém saiba exatamente como funciona o algoritmo do TikTok, criadores de conteúdo apontam alguns fatores importantes como quantas vezes seu TikTok é reassistido; quantas pessoas veem seu vídeo até o final; quantos vezes o seu vídeo é compartilhado; quantos comentários a publicação recebe e/ou quantas curtidas seu vídeo ganha.

Mas, atenção! o sucesso de seu vídeo vai depender da reação inicial de uma pequena parcela de pessoas. Isso mesmo! Cada vídeo é exibido para um número pequeno de pessoas inicialmente (na aba Para você ou no feed inicial que aparece quando o usuário abre o aplicativo). Por exemplo, se for exibido para dez pessoas e elas reagirem positivamente ao vídeo, ele será exibido para mais cem pessoas; depois para mais mil (se a reação positiva se confirmar) e assim por diante. E o foco da rede é a produção de conteúdo para entreter e informar o público que está assistindo, tudo através de um formato de 15 segundos a três minutos. Daí a importância de conteúdos que criem engajamento e conexão com os usuários.

Os tiktokers revelam que os perfis que costumam viralizar são aqueles que mantêm um padrão de comunicação, além de criatividade, originalidade, planejamento, boa produção, constância e autenticidade. Então, para produzir bons vídeos, o primeiro passo é saber qual é o seu objetivo com a plataforma e então conhecer bem o seu público-alvo: o que ele gosta de assistir? Com quais vídeos seu público mais interage? Você precisa pensar também em uma periodicidade para publicar os vídeos, daí a importância de saber qual é a sua disponibilidade para criar conteúdo, além, é claro, de saber quais são os materiais e as ferramentas que você já tem em mãos. Não faça nada sem planejamento e roteiro, pois você precisará encantar o público em vídeos rápidos e impactantes.

É possível, além dos vídeos, realizar lives: os usuários que estão assistindo podem dar presentes (doações em dinheiro) para o criador de uma live. Quando a live chegar ao fim, o criador vai ficar com 50% do valor doado, enquanto o restante dos presentes vai para o TikTok e as app stores. Veja no infográfico algumas dicas e estratégias para criar conteúdo relevante na rede, produzir tendências e posicionar a sua marca.

Se precisar de mais informações, entre em contato pelo nosso número 0800 570 0800. Aproveite e faça também os cursos que o Sebrae disponibiliza para você.

Infográfico

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