this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 16:17:10 BRT 2023
Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Tipos de funding para o seu negócio: o que são incubadoras?

Incubadoras estão dentro do ecossistema de funding na jornada de empreendedorismo inovador.

· Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Os fundings são possibilidades de investimento em inovação de um negócio. O funding é a captação de recursos para projetos e startups em diferentes momentos de maturação. Os tipos de funding são: Investidor Anjo, Venture Capital, Private Equity, Bootstrapping, Crowdfunding, Aceleradora e Incubadora.

As incubadoras representam uma modalidade de funding mais tradicional. Elas tornam-se parceiras de projetos ou startups que estão no início de suas jornadas empreendedoras (até cinco anos). 

As incubadoras são programas ligados a organizações sem fins lucrativos ou instituições de ensino e pesquisa que ajudam novas startups. Elas oferecem, além de recursos financeiros, espaço físico e estrutura para desenvolver o negócio, como internet, telefone e salas de reunião.  Além disso, as incubadoras também oferecem treinamentos, mentorias e conexões com parceiros e outras startups. 

O nome Incubadora vem da ideia de auxiliar a empresa no seu estado inicial da vida, assim como o bebê, favorecendo o seu crescimento, mesmo que ela nasça com alguma dificuldade. Assim, as incubadoras buscam empreendedores com ideias inovadoras e interesses em comum. 

Os critérios analisados são: ter um produto ou serviço inovador, econômico e viável para o mercado; boa qualificação técnica da equipe; recursos financeiros básicos para iniciar a jornada. As incubadoras apoiam microempresas ou empreendedores que ainda não constituíram uma empresa e organizações já estabelecidas, mas que querem desenvolver um novo produto. 

Pensando no momento do funding, estamos falando do pré-seed, ou seja, o primeiro investimento em startups. É quando a empresa começa a operar e está explorando a viabilidade do seu produto ou serviço. 

Incubadoras no Brasil

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Brasil tinha, em 2019, 363 incubadoras, sendo 61% mantidas por universidades. Seus projetos deram um retorno de R$ 551 milhões à economia do país. 

Algumas incubadoras do Brasil são: Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, da Universidade de São Paulo (USP), que atua nas áreas de biotecnologia, eletroeletrônicos, medicina, meio ambiente, química e TI. Outras incubadoras: Inova, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Gênesis, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e o Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, de Canoas (RS).

Planejamento financeiro é uma das palavras-chave para evoluir na jornada de funding. É preciso ter um alinhamento previamente estabelecido e objetivos claros. Assim, fica mais fácil identificar a linha de fomento ou a modalidade mais adequada ao seu negócio. 

A captação de recursos deve ser sustentável e visa ao investimento em inovação. Por isso, ter uma gestão em inovação com autonomia para tomada de decisão é essencial, além do planejamento e da consciência de que a empresa precisa de recursos para desenvolver- se e crescer em inovação. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como as incubadoras de empresas podem ajudar o seu negócio

Como criar uma Startup 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?