this is an h1

this is an h2

Tue Aug 30 09:11:53 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Trabalho e mercado: todo mundo vai empreender no futuro

Saiba mais sobre os cenários futuros do empreendedorismo no Brasil.

· 08/08/2022 · Atualizado em 30/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A descoberta de que todos serão empreendedores futuramente parece assustadora para alguns, mas, para outros, é um estímulo para iniciar a sua entrada no mercado. O empreendedorismo no Brasil, que já vinha crescendo, teve seus números engrossados pela pandemia - por necessidade, por vontade de empreender ou por novas relações no mundo do trabalho. De acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, mais de 4 milhões de empresas foram abertas no ano passado - um recorde desde o início dos registros, em 1931.

Dentre os fatores que colaboram para o crescimento do número de empreendimentos, podem ser apontados: formação e capacitação de empreendedores; programas de orientação para criar e manter um negócio; mais facilidade no acesso a financiamentos e a microfinanças; crescimento do mercado digital; e redução dos custos para iniciar novos negócios. 

Outro fato importante é que o chamado empreendedorismo de subsistência deve continuar, principalmente por conta do aumento da terceirização e da pejotização, tendências que vêm crescendo, além do regime de trabalho intermitente.

A implantação do trabalho remoto, o novo comportamento do consumidor, que utiliza cada vez mais canais digitais na jornada de compra, e o fechamento de milhares de estabelecimentos (principalmente no setor de serviços) também interferem nas transformações pelas quais o mercado de trabalho vem passando. Junto a isso, a sociedade 5.0 assiste a uma aceleração da transformação digital nas empresas.

Nesse cenário, ainda é preciso lembrar a quantidade cada vez menor de pessoas que possuem como projeto de vida ter um emprego para toda a vida e que, por isso, buscam o empreendedorismo: é o caso, por exemplo, da chamada Geração Z e de boa parte dos Millennials, que possuem um perfil mais questionador, inconformado e que não se enquadra facilmente nos modelos de empresas disciplinadas. 

Uma pesquisa recém-publicada pela Endeavor - Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras - indicou que 60% dos universitários brasileiros pensam em abrir um negócio no futuro e que mais de 95% das instituições de ensino superior no país oferecem atividades ligadas ao tema.

Alguns dados disponíveis no site Mercado & Consumo apontam que, até o fim desta década, 82% das empresas devem trocar seu mindset para a era digital e que os robôs terão atingido a mesma inteligência que os humanos. Outras grandes transformações deverão ser sentidas na educação e no desenvolvimento de habilidades: 35% das habilidades consideradas importantes hoje não serão daqui a cinco anos e 65% das crianças que vão ingressar na escola primária farão trabalhos de que nunca ouvimos falar. Por fim, até 2030, a crise global de talentos atingirá níveis altíssimos nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento.

Fazendo uma leitura desses cenários e das tendências que se apresentam no mercado, é possível afirmar que a frase-símbolo desse novo momento é: “No futuro teremos trabalho, e não empregos”. Ela que indica a tendência de que haverá empreendedores de diversos tipos, desde aqueles que prestam serviços a uma empresa (nos cenários anteriores, possivelmente seriam empregados com jornada diária e salário) até os que ofertam produtos/serviços a diversos clientes.

E, para isso, os potenciais empreendedores precisam estar atentos a aspectos como: inovação e criatividade; consumo consciente; priorização do necessário; esquematização de um plano B; adoção da tecnologia como aliada; e, principalmente, capacitação para desenvolver habilidades, acessando conteúdos e cursos voltados para o empreendedorismo. 

O futuro já está acontecendo e aponta para uma mudança profunda nas relações de trabalho: todo mundo será empreendedor. Para começar o seu futuro hoje, o Sebrae oferece várias oportunidades de acesso a ferramentas e capacitação para empreendedores atuais e futuros.

Saiba mais

Vídeo - Futuro do trabalho: empreender é ter coragem para pensar e fazer diferente


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?