this is an h1

this is an h2

Sun Mar 19 22:15:49 BRT 2023
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Tranças: um negócio promissor e rentável

A moda das tranças está em alta. Conhecer os tipos e como fazê-las é uma ótima opção para alavancar a carreira de profissionais especializados em beleza negra.

· 03/03/2023 · Atualizado em 19/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Soltas, entrelaçadas ou rasteiras, as tranças nunca estiveram tão em alta como agora. A valorização da estética negra tem ganhado cada vez mais protagonismo; e empreender com a técnica pode trazer inúmeras oportunidades para os bons profissionais que desejem dominar essa arte ancestral.  

De acordo com registros, as primeiras tranças foram encontradas há 22 mil anos antes de Cristo nas estátuas de Vênus de Brassempouy e de Willendorf. Mas a técnica de trançar os cabelos foi popularizada há 3.500 anos antes de Cristo, na África.  

Carregadas de história, cultura e simbolismo, as tranças não somente exaltam a beleza negra, mas também reforçam a cultura afro-brasileira, transmitindo uma mensagem de resistência. Além disso, ajudam a enfrentar a transição capilar e resgatam a autoestima. Leia mais sobre os tipos de tranças aqui 

Atualmente, mais de 70% das brasileiras têm cabelos crespos ou cacheados. As mulheres pretas movimentam R$700 bilhões em negócios anuais. Porém esse orgulho e valorização da cultura negra vem sendo resgatado ao longo dos anos, interferindo, inclusive, no perfil consumidor deste público. Para comprar um produto ou serviço, o preto precisa se conectar, gerar identificação e entender como aquilo vai fazer diferença em sua vida. E é, justamente, por viver esse universo etnico e conhecer o perfil do consumidor das tranças que a grande maioria dos profissionais trancistas são mulheres pretas. Esse encontro e conexão vai além da estética capilar. Enquanto o cabelo é trançado, são horas de bate papo, desabafo e sororidade.  

Se você quiser empreender neste setor inovador, diferenciado e rentável precisa ler este artigo 

A profissionalização 

A ocupação de Cabeleireiro Étnico e Trancista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho desde 2009. Esse reconhecimento abriu muitas portas, dando novas perspectivas para os profissionais da área. Além disso, para o consumidor, é a garantia de cabeleireiros capacitados e especializados. No entanto, muitos profissionais atuam na área apenas com suas técnicas e conhecimentos adquiridos em anos de trabalho prático. 

A carreira do trancista pode ser totalmente autônoma e independente, com atendimentos à domicílio, por exemplo, nos dias e horários que melhor convier à cliente e ao profissional. No entanto, as tranças costumam levar de 6 a 8 horas para ficarem prontas, dependendo da espessura da trança, comprimento e quantidade de cabelo. Um lugar confortável e harmonioso é fundamental para o bom andamento do serviço.

A autonomia é, certamente, uma grande vantagem do setor trancista, visto que os valores dos procedimentos podem variar de R$150 a mais de mil reais, dependendo do estilo, espessura, tamanho e materiais.  

Construa uma carreira sólida neste mercado promissor que vem transformando a vida de mulheres pretas orgulhosas de suas belezas. Estudando, especializando-se e oferecendo um serviço diferenciado, você verá o sucesso bater à sua porta.   

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?