this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 01:41:35 BRT 2023
Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Turismo como foco em Cametá-PA

Desenvolvimento do turismo em Cametá pode contribuir com a geração de emprego e renda no município.

· Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cametá é um município paraense, localizado à margem esquerda do Rio Tocantins e a aproximadamente 150 km da capital, Belém. Fundada em 24 de dezembro de 1635, é uma das cidades mais antigas da Amazônia.

Cercado pela floresta amazônica, o município conta com um povo simpático, hospitaleiro e possui uma grande riqueza cultural, marcada pela mistura de várias etnias (indígena, francesa e portuguesa) nitidamente visíveis no jeito de ser cametaense no falar, cantar, dançar e vestir. E, todos estes atributos podem ajudar a desenvolver e fortalecer o turismo local!

Seu nome é de origem Tupi e deriva de “Cáa” (mato floresta) e “Mutá ou Mutã”, uma espécie de degrau instalado em galhos de árvores feitos pelos índios para esperar a caça ou para morar. Logo, numa tradução livre significa “degrau no mato”.

Outro ponto forte da cidade é sua culinária, com pratos regionais marcados pela influência indígena, como o saboroso “mapará com açaí”, peixe mais popular da região, que também é fonte de renda de muitas famílias cametaenses.

A importância do município para a região é grande, já que destaca-se por apresentar novas oportunidades de negócios com predominância no setor do comércio, serviços de alojamento e alimentação. 

Açaí como fonte de renda e emprego

Não podemos deixar de mencionar o açaí! A microrregião de Cametá também se destaca pela sua produção, que nos anos de 2015 e 2019 concentrou 67,7% e 56,6% das quantidades totais produzidas em todo o estado do Pará. Vale ressaltar que a região Norte do país assume a liderança no ranking nacional de produção do fruto, concentrando 99,7% do volume produzido, sendo o estado com a maior contribuição em território nacional.

O açaizeiro é uma espécie de palmeira nativa de terras amazônicas brasileiras, encontrado naturalmente em áreas de várzea e igapó, que vem sendo cultivado também em áreas de terra firme.

A produção do fruto é destinada especialmente para a obtenção do vinho de açaí, substância base para a elaboração de alimentos e bebidas, e seu consumo ultrapassou fronteiras no Brasil, alcançando o mercado internacional e alta popularidade como alimento saudável e altamente energético.

Em território nacional, a sua produção contribui fortemente para o desenvolvimento socioeconômico do Norte do país, servindo como base alimentar para milhares de famílias e formação de renda para grupos de agricultores familiares e extrativistas da região.

O consumo da polpa é indispensável durante as refeições dos moradores da região Norte do Brasil, principalmente dos paraenses que mantêm uma relação de afeto com o fruto e incorporou-o à cultura local.

Para diversificar o uso da famosa fruta, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Cametá, vem desenvolvendo um projeto para a elaboração da torrefação da semente para a produção de bebidas quentes, entre elas, o “café de açaí”.

Empreendedorismo

O espaço do empreendedor, inaugurado em 2022 pela prefeitura da cidade, é o primeiro passo para o empreendedor local poder realizar a abertura de uma nova empresa, contando com o suporte de servidores capacitados. 

Atentos ao importante mercado turístico e com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e empresarial por meio do turismo e agricultura, a equipe da Sala do Empreendedor em parceria com a Secretaria de Agricultura, Departamento de Turismo e o Sebrae se reuniram para definir medidas que possam alavancar o desenvolvimento econômico e empresarial com o auxílio destes setores, oferecendo treinamentos e incentivando a adesão ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR), tirando muitos profissionais da informalidade.

Certo é que, para poder fomentar a atividade turística, são necessárias muitas ações e parcerias de diversos setores, e há muito o que se fazer na cidade. De acordo com a prefeitura, apesar de o município ter sido declarado Patrimônio Histórico Nacional, poucos são os benefícios advindos disso que possam fomentar esta atividade econômica. É preciso investir na preservação dos prédios públicos e, em especial, nos de real valor histórico no município, além da catalogação de diversos documentos históricos que atualmente estão presentes no museu da cidade.

Turismo como atividade econômica

Sabemos que a atividade econômica pode contribuir para o desenvolvimento de uma localidade. As possibilidades são muitas, e o município tem muito a oferecer à sua população e ao pequeno empreendedor com o desenvolvimento do turismo local e regional. Mas, para que isso ocorra, é preciso fornecer estrutura, mediante a realização do planejamento e a formulação de políticas públicas para o fomento da atividade turística.

Neste contexto, as políticas públicas devem levar em conta o setor como uma atividade socioeconômica que gera a produção de bens e serviços para todos os envolvidos em seu processo e possibilita a melhoria na qualidade de vida da população do local onde ela se desenvolve.

Também, é necessária e essencial uma gestão que estimule a população e o setor privado a participar da gestão, do planejamento e da formulação destas políticas públicas.

Atrativos turísticos

No que se refere aos atrativos turísticos, Cametá possui uma quantidade significativa de bens históricos, culturais e naturais:

  • Atrativos culturais: Festividades religiosas; Formas de expressão; Aniversário da cidade; Carnaval; Carnaval das águas; Comunidades remanescentes de quilombos; Cordões pássaros; Carimbó, Samba de cacete, os bois-bumbás; Produção Artesanal; Aspecto linguístico.
  • Atrativos históricos: Igreja Paço Municipal, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, Museu histórico, residências e fachadas, praças.
  • Atrativos naturais: Rios (Tocantins, Caji, Moiraba Cupijó), praias e ilhas.

Quanto aos serviços de apoio, conforme o Inventário da Oferta Turística, realizado pelo Governo do Pará em 2016, havia na cidade 13 empreendimentos hoteleiros e 45 de alimentos e bebidas, todos sem registro no sistema de cadastro (CADASTUR) do Ministério do Turismo (MTUR).

Alguns segmentos turísticos podem se destacar na cidade, entre eles o gastronômico, histórico e cultural, ecoturismo, turismo de pesca, agroturismo, entre outros. Seja qual for o tipo praticado, ele irá oferecer aos turistas e a comunidade cametaense uma troca intensa e rica de experiências.

Cametá possui grande potencial turístico, e há muito espaço e oportunidades para quem quer empreender na área. Fique atento e mãos à obra!

Quer conhecer um pouco mais da cidade? Então não deixe de fazer uma viagem virtual pelo mundo cametaense, seus cenários e gastronomia, assistindo ao vídeo: Vida ribeirinha, em Cametá, no Rio Mutuacá, com mapará assado e colheita de açaí no canal Turismo Aqui, do YouTube.

Você, empreendedor, que tem um pequeno negócio, quer melhorar ou lançar um novo produto ou abrir uma pequena empresa, conte com o Sebrae, estamos sempre prontos para acolher suas necessidades e facilitar o caminho para o sucesso da sua empresa.

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae pelo WhatsApp:

No curso Iniciando um pequeno grande negócio, você conhecerá princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?