this is an h1

this is an h2

Fri May 19 01:21:29 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Turismo de eventos pode turbinar pequenos negócios

O Brasil está entre os grandes destinos de turismo de eventos. Fique atento às oportunidades!

· Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil é um dos grandes destinos do turismo de eventos na América Latina, e a recuperação do setor pós-pandemia abre grandes oportunidades para o seu negócio. O segmento é conhecido pela sigla em inglês MICE (Meetings, Incentive, Conferences and Exhibitions). Em português, Reuniões, Incentivo, Conferências e Exposições. 

São Paulo lidera o ranking dos principais destinos de turismo de negócios e eventos na América Latina, de acordo com pesquisa da CWT Meetings & Events. O Rio de Janeiro aparece em 4º lugar e Curitiba, no 9º posto. 

Recuperação global 

O setor está em plena recuperação pós-pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o segmento fechou o terceiro trimestre de 2022 com um faturamento de R$ 2,31 bilhões, 14,3% superior ao do semestre anterior.  

Outro estudo, realizado pela Global Industry Analysts, aponta que as viagens de negócios, domésticas ou internacionais, que compreendem trabalho, hospedagem, alimentação, lazer e transporte, estão entre os principais contribuintes para a economia global. A perspectiva é de que o negócio movimente US$ 792 bilhões até 2026. 

As vantagens 

O turismo de eventos deve envolver este ano no Brasil mais de dois mil congressos, feiras, workshops, missões empresariais, visitas técnicas, convenções, cursos, conferências, seminários, rodadas de negócios e viagens corporativas.  

O negócio oferece inúmeras vantagens para uma grande variedade de players. Confira: 

  • Dinamiza a economia – Toda a economia da cidade ou região em que o evento acontece é beneficiada. 
  • Combate a sazonalidade – A grande maioria dos eventos pode ser organizada com grande antecedência. Assim, no litoral, por exemplo, pode-se organizar um evento fora dos períodos de férias escolares, no outono e no inverno, quando cai o número de turistas.  
  • Atração de públicos diferentes – A realização de um congresso, digamos de odontologia, pode trazer à cidade um público novo, que não a conhecia e que, caso se encante com o local, talvez retorne para o turismo mais tradicional.  
  • Maior arrecadação de impostos – O aquecimento da economia aumenta a arrecadação, o que dá à administração local condições de melhorar a infraestrutura e, então, atrair mais visitantes.  
  • Alta demanda mesmo em momentos de crise – Mesmo diante de crises econômicas e do avanço dos congressos e workshops on-line, os eventos profissionais continuam atraindo interessados por conta da possibilidade de crescimento e diferenciação no mercado.  
  • Divulgação do destino com baixo investimento – Quando uma cidade abriga um evento, termina por aumentar a divulgação do destino, com baixíssimos investimentos. 

Mas, e os pequenos negócios? 

O retorno, com toda força, do turismo de eventos e negócios traz enormes oportunidades para a micro e pequena empresa. Isso porque a cadeia do turismo é muito variada.  

A realização de um evento envolve agências de viagens, guias turísticos, tradutores, hotéis, restaurantes e bares, transporte aéreo e terrestre, seguros, lojas de souvenirs, passeios alternativos, parcerias com casas de shows e muito mais. Além da própria organização do evento, que demanda especialistas em instalação, segurança, decoração etc. 

O primeiro passo para fazer parte dessa cadeia de prosperidade é descobrir quais são os principais eventos que acontecem em sua cidade ou região, e encontrar as formas de fazer parte deles. 

Uma dica importante: a chave é estabelecer parcerias com os principais players do negócio. Mas, para isso, é preciso planejamento. O Sebrae oferece diversos materiais que podem ajudá-lo nessa jornada. Conheça, por exemplo, o curso on-line Empreendedor de sucesso, que orienta como elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre as suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento.” 

É sempre bom, também, ficar de olho em como a concorrência está se comportando. O Sebrae oferece a você o curso Avaliando as vendas do seu negócio. Nele, você vai descobrir como mapear a concorrência para avaliar o posicionamento da empresa no seu mercado de atuação e, como bônus, conhecer as etapas do funil de vendas.” 

Gostou? Que tal, então, surfar na onda da recuperação do turismo de negócios e eventos? O Sebrae estará ao seu lado o tempo todo! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?