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Thu Oct 27 17:23:10 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Turismo de experiência na Chapada dos Veadeiros

O Sebrae/GO apoiou um produto de turismo inovador e exclusivo: o Movie-Tour da Escola dos Mistérios

· Atualizado em 25/10/2022
Turismo inovador

O tour da Escola dos Mistérios permite ao público visitar e explorar os cenários da série de mesmo nome que foi exibida pela TV Brasil e NET Now. Além da possibilidade de conhecer o set de gravação do seriado, quem vai ao local pode ter contato direto com a natureza e com o conhecimento filosófico e científico da região. 

A propriedade da experiência, a Hy Brasil, está localizada na Chapada dos Veadeiros/GO, que também é sede do birô de criação, base de produção, estúdio e parque cenográfico da empresa.

Assista ao vídeo de divulgação da iniciativa

Etapas do projeto

1ª etapa - Formatação do produto

A Dharma Filmes – produtora da série – participou das ações de fortalecimento de governança local e de seminários de diagnóstico do setor na região. Os resultados ratificaram o que se esperava: a Chapada dos Veadeiros/GO carecia de experiências com viés de tecnologia para se consolidar como um Destino Turístico Inteligente.

O Movie-Tour foi o primeiro produto do segmento de turismo cinematográfico no estado de Goiás a incluir, em seu roteiro, uma mostra interativa com personagens virtuais, apresentados ao público em ativações com QR Code e trazendo informações adicionais por meio de áudios explicativos, vídeos, fotos, entre outros. 

2ª etapa - Readequação do produto

Programa Retomada do Turismo Rural e de Natureza - Sebrae/DF

Nessa etapa, a Dharma participou das capacitações, mentorias e consultorias compostas por quatro módulos:  

3ª etapa - Reformulação do Produto

Foi realizado o aprimoramento da gestão e profissionalização do esquema de inovação, incluindo implantação de soluções de tecnologia.

O ordenamento de propriedade intelectual da empresa também foi feito, preparando os direitos patrimoniais da franquia transmídia para ações de licenciamento de marca, viabilizando assim parcerias e colaborações no âmbito de produção associado com empresas do ramo de turismo e entretenimento, além de artistas para composição de coleções temáticas.

Foram necessários três meses de formatação do roteiro e materialização da infraestrutura do tour, que envolveu:

  • A construção de uma sala de cinema para exibição de episódios do seriado;
  • A remontagem dos cenários internos dos personagens principais;
  • A revitalização das locações externas, como a fachada principal da série e o círculo de pedras ficcional;
  • O desenvolvimento de uma mostra interativa abordando a cosmologia da obra, conduzida por dois personagens virtuais;
  • A instalação da galeria de arte em um circuito composto de 33 estações com ativações por QR Code;
  • A confecção de souvenirs temáticos explorando a marca, tais como canecas, posters, cadernos e cartões postais;
  • O desenvolvimento de uma estratégia promocional, incluindo vídeo, cartazes, banners e campanha de marketing digital.

No seu desenvolvimento, o projeto executou o seguinte eixo:

 Experiência turística

Clique aqui e saiba mais sobre esse e os demais eixos da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

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