this is an h1

this is an h2

Sat May 27 00:36:59 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Turismo de experiência: viagens que despertam os sentidos

Entenda o turismo de experiência e conquiste clientes que buscam novos aprendizados e valores em suas viagens.

· Atualizado em 27/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há uma modalidade no turismo que já existe há muito tempo, mas que vem ganhando mais espaço no pós-pandemia: o turismo de experiência.

O que o caracteriza são as viagens que proporcionam experiências significativas e que façam sentido, deixando de ser um tradicional passeio turístico e passando a ser uma atividade que gera emoção a partir do envolvimento e participação do turista.

Conforme a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turista deseja, atualmente, “viajar para destinos onde, mais do que visitar e contemplar, fosse possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem”.

Observa-se que as pessoas durante a pandemia de covid-19 passaram a repensar seu modo de vida, inclusive de viajar, entendendo que uma viagem pode agregar aprendizado, conscientização e transformação pessoal a partir do contato e interação com outras culturas e pessoas fora da sua esfera social.

Desta forma, o turismo de experiência é um nicho de mercado que apresenta uma nova forma de fazer turismo, onde existe interação real com o espaço visitado, mesmo que não seja o ideal, é o real, e é o que a pessoa está em busca, ou seja, é uma maneira de atingir o consumidor de forma mais emocional, por meio de experiências que geralmente são organizadas para alcançar este objetivo.

Essa forma de turismo ocorre em outras partes do mundo e, no Brasil, ganhou forças desde 2006, quando o Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae desenvolveu o projeto Tour da Experiência, com o objetivo de desenvolver destinos que emocionem a partir da valorização dos empreendimentos que apresentam produtos diferenciados e que estejam alinhados com os conceitos da economia da experiência. Este projeto começou no Rio Grande do Sul, na região da uva e do vinho, e se expandiu para Petrópolis, Belém e Bonito. Desde então, vem se difundindo por cidades de diferentes portes, do Sertão ao Cerrado, passando pelo litoral.

De modo geral, o turismo de experiência pode ser feito tanto na comunidade local quanto em pontos específicos da cidade ou mesmo em destinos turísticos tradicionais, o que muda é o novo olhar e a forma como o turista vivencia esta experiência.

De acordo com o Manual do Sebrae, de 2015, existem alguns elementos que transformam um serviço simples em um serviço orientado para a experiência:

  • Sentido: para caracterizar-se como turismo de experiência, são necessárias atividades que estimulem os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato), além de um sexto sentido, o sinérgico, quando todos os sentidos são estimulados, e o resultado é a emoção que gera arrepio ou lágrimas;
  • Sentimento: desenvolver atividades afetivas que apelem para os sentimentos e emoções do turista. Esta atividade pode gerar uma relação de carinho do consumidor em relação ao destino;
  • Pensamento: oferecer atividades que estimulem a criatividade e sejam uma novidade para o turista. Tais atividades devem estimular o pensamento livre, flexível e original, gerando um grande aprendizado. São diferentes das atividades que geram reflexões analíticas, quando já conhecemos algo e temos a tendência de agir como de costume, dando as mesmas respostas e perdendo a oportunidade de aprender;
  • Ação: proporcionar experiências físicas e de interação entre visitantes e moradores locais. Este elemento é muito importante para entregar ao cliente uma experiência que tenha sentido;
  • Identificação: focar em atividades que estimulem “experiências pessoais”, atingindo os sentimentos individuais, geralmente são ações que colocam o turista em contato direto com o contexto social e cultural do destino.

Contudo, para que o turismo de experiência realmente aconteça, não se deve limitar a utilizar apenas um dos elementos, mas sim utilizar um conjunto deles para potencializar a vivência e a interação com o destino.

Seguindo o Manual do Sebrae, algumas dicas para que o empreendedor seja bem-sucedido na sua implantação são:

  • Preste atenção nas coisas mais simples do dia a dia local;
  • Mantenha um olhar atento e maravilhe-se;
  • Quanto mais genuína a experiência, mais emocionante será para quem a vivencia;
  • Nunca descuide da segurança;
  • Para ser uma experiência, todos os aspectos básicos como higiene, bom atendimento e infraestrutura precisam estar resolvidos.

Importante destacar também a importância de valorizar as peculiaridades de cada destino e envolver outros tipos de produtos e serviços dentro do turismo de experiência.

Lembre-se, são as experiências que determinam a satisfação do viajante e consequentemente a competitividade e qualidade dos produtos turísticos que precisam estar constantemente buscando a inovação e autenticidade. 

Saiba mais sobre o tema e conheça dois produtos turísticos que são referência no Vale do Ivaí e saíram no catálogo de experiências do Paraná, a Chácara Sol e Lua e a Vinícola Casa Carnasciali, no artigo As experiências turísticas que resgatam histórias e memórias, de Erica Bufalo, do Sebrae-PR. 

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae pelo WhatsApp:

No curso “Iniciando um pequeno grande negócio”, você conhecerá princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios. 

No curso Inovação e possibilidade de crescimento, Você compreenderá qual é a importância de implementá-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios. Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades. 

Nota: Elaboração de texto a partir do artigo enviado pela curadoria: As experiências turísticas que resgatam histórias e memórias.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?